Gebrim afirma que retorno da direita ao poder é ‘derrota dos trabalhadores’

O coordenador da Consulta Popular já antecipa cenário em eventual governo Serra

São Paulo – O coordenador nacional da Consulta Popular, Ricardo Gebrim, afirmou que as “forças populares” devem se unir em torno da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, para que o retrocesso dos anos FHC não voltem. Segundo ele, um governo de José Serra (PSDB) seria “uma ofensiva contra os direitos trabalhistas”.

“Agora é hora de voltarmos à rua, voltarmos com a militância, retomarmos as atividades de campanha e, principalmente, de conseguirmos articular com aqueles setores e aqueles companheiros e companheiras que acabaram votando na Marina ou em outros partidos e propostas não vinculadas à candidatura Serra”, disse, em entrevista à Radioagência NP, nesta terça-feira (5).

Gebrim também considera que neste momento de retomada da campanha é essencial a participação dos setores populares. “Isso [o segundo turno] coloca [ao PT e aos movimentos sociais] uma campanha difícil como também irá possibilitar que muitas pressões conservadoras recaiam até mesmo sobre a candidatura Dilma. Então, nesse momento é fundamental que a gente consiga unificar”, disse.

Para entender melhor

Para Gebrim, a expressiva votação da senadora Marina Silva (PV) no 1º turno também precisa ser “melhor compreendida”.  Uma das hipóteses levantadas por ele é a de que isso poderia indicar um possível descontentamento com o governo Lula, apesar do “discurso bastante ambíguo e incerto” da candidata durante os debates eleitorais. 

O coordenador também ressaltou o trabalho feito pelo governo Lula em relação à política externa e afirmou que Dilma deverá seguir os mesmos passos. “[O governo] não só vem apoiando iniciativas importantes no nosso continente, como possibilitou o apoio em várias situações fundamentais, como no episódio do golpe em Honduras, no apoio das iniciativas continentais que fortaleceram países como a Bolívia, a Venezuela e Equador”. 

Ouça a entrevista: