Folha vai à Justiça para censurar blog que critica o jornal

Blog acusa jornal de censura (Foto: Reprodução) São Paulo – A 29ª Vara Cível de São Paulo concedeu liminar à empresa Folha da Manhã, que publica a Folha de S.Paulo, que […]

Blog acusa jornal de censura (Foto: Reprodução)

São Paulo – A 29ª Vara Cível de São Paulo concedeu liminar à empresa Folha da Manhã, que publica a Folha de S.Paulo, que exigia que o blog “Falha de S.Paulo”, que faz críticas e sátiras ao jornal paulistano seja tirado do ar. A empresa alega uso indevido da marca para basear a ação.

O despacho é assinado pelo juiz de direito Nuncio Theophilo Neto, que além de obrigar a interrupção da veiculação do blog, fixa também multa diária de mil reais pelo descumprimento da medida.

Em nota os editores do blogue – os irmãos jornalistas Mario e Lino Bocchini – afirmam que “é chocante a hipocrisia da Folha. Se isso não é censura e um atentado inexplicável à liberdade de expressão,… não sabemos o que é”. Quanto ao argumento usado pela Folha, de que a marca do jornal está sendo usada para promover o blogue, a nota do Falha afirma “tucanaram a censura”.

“Chega a ser cômico: o mesmo jornal que faz dezenas de editoriais acusando o governo de censura e bradando indignado por “liberdade de expressão” comete esse ato violento de censura. Ato este, aliás, bastante covarde: o maior jornal do país movimentou um enorme escritório de advocacia e o Poder Judiciário contra um pequeno site independente. É muita falta de humor, de esportividade, de respeito à democracia”, segue a nota, publicada na página inicial do Falha de S.Paulo, ao lado da cópia da sentença.

Por fim, os irmãos afirmam que “como ao contrário de vocês, respeitamos as instituições e a democracia, vamos cumprir a ordem judicial. Parabéns, Folha! A censura imposta por vocês será cumprida.”

A reportagem da Rede Brasil Atual tentou vários contatos com o jornal para solicitar esclarecimentos sobre o caso, mas não obteve respostas.

Confira a página inicial do site censurado “Falha de S.Paulo