Haddad

Desenvolvimento regional é projeto de Fernando Haddad para paulistanos

O ministro da Educação, pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo em 2012, defende um projeto voltado para o bem-estar da população

O ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PT (Foto: Antonio Cruz/ABr)

São Paulo – O ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato à prefeitura de São Paulo nas eleições de 2012, acredita que a cidade precisa de um projeto que foque o bem-estar da população. Em entrevista à Rede Brasil Atual, o ministro afirmou que para alcançar essa condição é preciso revisar a concepção de cidade. Ele considera importante que os bairros tenham “vida própria”, com empregos e serviços públicos distribuídos regionalmente.

Durante as caravanas que tem feito pelos bairros da cidade, Haddad escuta reclamações principalmente sobre  transporte público, educação e saúde. Para ele, o PT tem muito a contribuir para a melhoria dessas áreas. Para o transporte coletivo, a proposta é combinar os investimentos em corredores de ônibus e malha viária, aumentando o acesso aos bairros periféricos.

Haddad é um dos cinco pré-candidatos do PT à disputa e prepara-se para concorrer às prévias do partido, em 27 de novembro. No páreo, estão também os senadores Eduardo Suplicy e Marta Suplicy e os o deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto.

O ministro aponta sua experiência como secretário de Finanças na gestão Marta Suplicy (2001-2004) como muito relevante, já que a pasta dialogava bastante com todas as outras. Os elogios de Haddad se estendem às gestões da senadora Marta e da atual deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina (PSB). “As duas prefeitas do PT em São Paulo terminaram seus mandatos muito bem avaliadas. Pretendo resgatar as experiências bem-sucedidas delas e de outros prefeitos da região metropolitana, assim como as de outras cidades do estado”, afirmou.

Em relação a usar em sua possível gestão a experiência adquirida no Ministério da Educação, primeiro como secretário-executivo e depois como ministro, Haddad afirmou que pretende ampliar os programas do governo federal na cidade. Entre as metas está a ampliação da jornada escolar.

Sobre a possível aliança com o PSD do prefeito Gilberto Kassab, Haddad disse que seguirá a decisão do partido, mas destacou que tem uma visão crítica do que tem sido feito na cidade nos últimos oito anos. “O objetivo do PT é escolher seu candidato com um projeto inovador para a cidade. Em um segundo momento vamos ganhar apoio da base aliada.” Para ele, o PT está bem colocado para as eleições em 2012, principalmente pelo prestígio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff e das contribuições de ambos para o país.

Leia também

Últimas notícias