Erenice Guerra deixa Casa Civil para fazer ‘com que a verdade prevaleça’

São Paulo – A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (16). A informação foi confirmada pelo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, que […]

São Paulo – A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (16). A informação foi confirmada pelo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, que leu parte da carta apresentada pela ministra ao presidente Lula.

No documento, Erenice diz ter sido “surpreendida por uma série de matérias veiculadas por alguns órgãos da imprensa contendo acusações que envolvem funcionários e familiares meus”. Para a ministra, existe uma “sórdida campanha para desconstituição da minha imagem, do meu trabalho e da minha família.”

A última reportagem é da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (16) e acusa o filho da ministra, Saulo Guerra, de operar um esquema de lobby dentro da Casa Civil. A primeira acusação partiu da revista Veja, que acusou o outro filho de Erenice, Israel Guerra, de comandar uma operação similar – a informação foi, no mesmo dia, desmentida pelo empresário citado na reportagem da semanal.

Erenice pondera em seu pedido de demissão que não pode se furtar à “tarefa de esclarecer todas essas acusações (…) Preciso agora de paz e tempo para defender a mim e à minha família, fazendo com que a verdade prevaleça, o que se torna incompativel com a carga de trabalho que tenho a honra de desempenhar na Casa Civil.”

Quem assume interinamente o comando da Casa Civil é o atual secretário-executivo, Carlos Eduardo Esteves Lima.