Balanço

Eleições de 2014 garantiram transparência, diz presidente do TSE

Toffoli destacou trabalho conjunto com os ministérios da Justiça e da Defesa

Roberto Stuckert Filho/PR

Presidente do TSE deu por encerradas as decisões das urnas e descartou manobras por “terceiro turno”

Brasília – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, fez hoje (19) um balanço do trabalho do tribunal em 2014 e destacou a atuação durante as eleições de outubro. Toffoli citou o trabalho conjunto com os ministérios da Justiça e da Defesa na segurança do processo eleitoral.

“As eleições de 2014 tiveram o resultado esperado, com sucesso, garantindo a transparência e o direito ao voto de toda a população brasileira”, disse. Segundo Toffoli, o Brasil tem hoje um sistema eleitoral aparelhado para, além da eleição ordinária, realizar, no mesmo dia, outros tipos de consulta.

O presidente do TSE citou também a aquisição de kits biométricos para a próxima etapa de cadastramento dos eleitores e a capacitação de 29 mil mesários para o pleito deste ano.

Dias Toffoli apresentou dados sobre as sessões realizadas pelo TSE em 2014. Foram 154 sessões entre as ordinárias, extraordinárias e solenes. No plenário, foram julgados 3.807 processos e proferidas 2.193 decisões monocráticas, que são as decisões individuais de ministros. Ao longo do ano, foram distribuídos aos ministros 7.320 processos, sendo julgados 7.952.

Em relação à parte orçamentária, a Justiça Eleitoral atingiu 97% de execução orçamentária em 2014. Segundo Dias Toffoli, houve economia de R$ 50 milhões na contratação de pessoal de apoio às eleições com a descentralização de licitação. Antes, a licitação para essas contratações era centralizada no TSE para distribuição aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).