Capital do Amazonas

Aos 80 anos, Amazonino (Podemos) disputará eleição em Manaus com David Almeida (Avante)

Ex-governador, filiado ao Podemos, tenta voltar à prefeitura da capital do Amazonas em segundo turno contra candidato do Avante

Divulgação
Divulgação
Amazonino Mendes e David Almeida farão disputa acirrada no segundo turno em Manaus

São Paulo – Amazonino Mendes (Podemos), aos 80 anos, foi o candidato mais votado no primeiro turno da eleição para a prefeitura de Manaus, com 23,93% dos votos. Seu vice é o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos). Governador do estado do Amazonas por três gestões, Amazonino foi prefeito de Manaus pela primeira vez em 1983. Depois em 1992 e em 2008. Bacharel em Direito, o ex-deputado estadual David Almeida (Avante) recebeu 22,35% dos votos e vai disputar o segundo turno para a prefeitura da cidade, tendo como vice Marcos Rotta (Avante).

Com 98,64% das urnas apuradas, o deputado federal e economista Zé Ricardo (PT) e sua vice, a assistente social Marklize Siqueira (Psol), estavam em terceiro, com 14,28%. Seguidos de perto pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) e seu vice George Lins (Progressistas), que tiveram 12,08% dos votos. Coronel Menezes (Patriota) tinha 11,33%, o deputado federal Capitão Alberto (Republicanos) recebeu 7,81% dos votos e Alfredo Nascimento (PL), 3,23%. O candidato Romero Reis (Novo) contou com 2,98%. Com a candidatura sub judice, Chico Preto (DC) contou com 1,65%; Marcelo Amil teve 0,29% e Gilberto Vasconcelos (PSTU), 0,08% dos votos.

Brancos somaram 4,03%, nulos, 6,05% e as abstenções chegaram a 18,24% dos votos na eleição para a prefeitura de Manaus.

Maior centro

A capital do Amazonas é o principal centro financeiro da região Norte do Brasil e o terceiro maior município do país no setor industrial, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Com população estimada em 2,2 milhões de habitantes (IBGE 2020), é também a cidade mais populosa da região.

Manaus localizada junto à maior floresta tropical do mundo, é um dos principais destinos turísticos do Brasil. A cidade abriga a sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o mais importante centro para estudos científicos do bioma amazônico.

Em 2010, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Manaus era considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): 0,737, o maior no estado. Possui o 8º maior PIB do Brasil, o que representa 1,12% de todo o PIB nacional.