‘É preciso radicalizar a democracia’, diz Pochmann

São Paulo – O presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) e professor do Instituto de Economia da Unicamp, Marcio Pochmann, afirmou que atualmente o país um esgotamento da democracia […]

São Paulo – O presidente do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) e professor do Instituto de Economia da Unicamp, Marcio Pochmann, afirmou que atualmente o país um esgotamento da democracia representativa. Pochmann participou nesta quinta-feira (26) do Seminário Sindical Internacional promovido pela CUT.

O economista, que é pré-candidato à prefeitura de Campinas pelo PT, afirmou que é necessário um processo de “radicalização da democracia”, com a retomada do orçamento participativo de forma territorializada. Para a cidade (a cerca de 100 quilômetros de São Paulo), Pochmann defende que orçamento da cidade seja conduzido e monitorado pela população de cada bairro.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, além de traçar sua autobiografia e relatar como o PT definiu seu nome para candidato em Campinas – com o aval do ex-presidente Lula –, Pochmann afirma que o Brasil está próximo de romper com as condições que impuseram o subdesenvolvimento ao país, o que exige novos projetos de políticas públicas, voltadas principalmente ao bem-estar e à erradicação da pobreza.

“É preciso viabilizar o acesso de toda a população aos equipamentos públicos”, resumiu.

Acompanhe a íntegra da entrevista.

Link | Download