Dilma e Cameron anunciam ampliação de programas entre Brasil e Reino Unido

Principais áreas a terem intercâmbios fortalecidos serão infraestrutura, petróleo, defesa, serviços financeiros, logística, mineração e indústria criativa

Dilma Rousseff recebe o primeiro ministro britânico, David Cameron, que está em missão diplomática no Brasil (Foto:Roberto Stuckert Filho/Planato)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (28), durante discurso oficial, que há espaço para ampliar os laços econômicos entre o Brasil e o Reino Unido, principalmente nas áreas de infraestrutura, petróleo, defesa, serviços financeiros, logística, mineração e indústria criativa. O pronunciamento foi feito no Palácio do Planalto, em cerimônia que firmou uma série de acordos de cooperação técnica com o primeiro ministro britânico David Cameron, que passou boa parte do dia em visita ao Rio de Janeiro.

“É positivo que os investidores britânicos estejam buscando novas oportunidades na economia brasileira num momento em que realizamos um processo de modernização da nossa infraestrutura”, afirmou a presidenta. De acordo com ela, os temas centrais da parceria são ciência, tecnologia e inovação, “essenciais para melhorar os níveis de competitividade das economias brasileira e inglesa”.

Com esse foco, ela reiterou que o Brasil vai enviar 10 mil estudantes bolsistas para o Reino Unido até 2014, pelo Programa Ciências Sem Fronteiras, e anunciou a criação no Brasil de um museu da ciência nos moldes do de Londres. “Queremos explorar todas as oportunidades de desenvolvimento conjunto, sabendo que há uma grande complementaridade entre os países”, afirmou Dilma.

Por sua vez, o primeiro ministro britânico reforçou que há grande interesse em auxiliar o Brasil na preparação para a Olimpíada e que as empresas que participaram desse processo em Londres estão dispostas a colaborar com o Rio de Janeiro, onde ocorrerão os próximos Jogos Olímpicos, em 2016. “Seja no esporte ou na vida empresarial temos aqui uma parceria que importa para os nossos povos e para o resto do mundo”, afirmou.

Durante o encontro também foram firmados acordos de cooperação técnica entre o Brasil e o Reino Unido em áreas que variam de incentivos para produção cinematográfica até a realização de pesquisas sobre exploração de petróleo na Bacia do Parnaíba, no Nordeste, passando por concessão de bolsas de estudo e investigação de processos criminais relacionados a impostos.