Dilma e Lobão são convidados a comissões do Senado

Depois de requerimento aprovado na Comissão de Infraestrutura, oposição conseguiu levar ministros à de Assuntos Econômicos. Sessão conjunta está marcada para 26 de novembro para ouvir técnicos

Senadores da oposição ao governo federal pressionaram e a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (17), convites aos ministros Edison Lobão, de Minas e Energia, e Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil. Na segunda-feira (16), a Comissão de Infraestrutura havia garantido a presença dos ministros.

Em ambos os casos, o tema é o blecaute da noite de 10 de novembro, que deixou 18 estados sem energia elétrica. A primeira audiência conjunta das comissões foi marcada para o próximo dia 26, sem a presença de ministros, mas de técnicos do setor. Não foi definida data para a presença dos ministros.

Ao perceber que a oposição tinha maioria na CAE, a base governista antecipou-se ao apresentar um convite para evitar uma convocação. Se fossem convocados, os ministros não poderiam adiar a presença por incompatibilidade de agenda. Uma proposta de audiência pública exclusiva com os ministros foi derrubada pelos governistas.

A reunião foi marcada por trocas de acusações entre oposicionistas e governistas de querer transformar as comissões em comício e de blindar ou politizar a questão.

Outras 18 autoridades técnicas sobre energia elétrica também foram convocadas pela CAE. No caso da de infraestrutura foram nove outras pessoas, incluindo funcionários do ministério das Minas e Energia, Eletrobrás, Itaipu, Furnas e outros órgãos.

Com informações da Agência Brasil e Agência Senado