Deputados estaduais do PT em SP querem CPI do Judiciário

São Paulo – O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Antonio Mentor, apresentou na tarde desta quarta-feira (15), um pedido para a instauração de […]

São Paulo – O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Antonio Mentor, apresentou na tarde desta quarta-feira (15), um pedido para a instauração de uma CPI do Judiciário do estado. O objetivo do documento, assinado por 32 parlamentares de diversos partidos, além do PT, é investigar o descumprimento, por parte do Poder Executivo, da norma que garante ao Judiciário autonomia administrativa e financeira na elaboração da proposta orçamentária do setor.

As propostas de Orçamento do Estado que chegam à Assembleia não trazem os dados originalmente aprovados pelo Poder Judiciário, mas apenas os valores já reduzidos pelo Poder Executivo. Em 2010, o corte efetuado pelo Governo do Estado na mais recente proposta de Orçamento do Judiciário foi de 28,2%. Em 2009 foi de 41,26% e, em 2008, de 35,89%.

“A Comissão Parlamentar de Inquérito terá a atribuição de investigar porque o Poder Executivo insiste em descumprir a determinação constitucional existente, mesmo após ter o Supremo Tribunal Federal ter confirmado que a proposta orçamentária aprovada no âmbito do Poder Judiciário deverá ser incorporada, integralmente, à proposta orçamentária geral”, explica o deputado.