#Eleições2022

No Rio de Janeiro, Freixo e Castro estão empatados no primeiro turno

Segundo o Datafolha, apoio de Lula pode atrair votos de 46% dos eleitores, enquanto Bolsonaro influencia até 40%

Montagem RBA
Montagem RBA
Enquanto Freixo tem apoio de Lula, Castro tem apoio da extrema direita

São Paulo – Nova pesquisa Datafolha para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta sexta-feira (1º), mostra o bolsonarista Cláudio Castro (PL) com 23% das intenções de voto. Desse modo, o atual governador está empatado tecnicamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) com 22%. Freixo tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas para a Presidência. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mais atrás estão o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) com 7%, Eduardo Serra (PCB), com 6%, Cyro Garcia (PSTU), com 5%, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD), com 2%, e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com o mesmo percentual.

De acordo com o Datafolha, 21% dos entrevistados afirmaram que votariam em Freixo, com certeza, em face do apoio de Lula – e outros 26% disseram que podem vir a votar. Já o apoio de Bolsonaro pode atrair “com certeza” 18% de votos, e “talvez” 22%.

Números da pesquisa Datafolha divulgados hoje (1)

A influência do atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), também foi mensurada. Apenas 10% dos entrevistados afirmaram que votariam no candidato apoiado por Paes, seguido de 30% que ficariam na dúvida e 55% que não votariam de jeito nenhum. Paes apoia Santa Cruz, candidato do PSD.

A pesquisa Datafolha no Rio de Janeiro foi realizada entre quarta (29) e hoje, e entrevistou 1.218 eleitores no estado. 

Leia também