CPI da Dívida culpa juro e descarta auditoria

São Paulo – O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a dívida pública brasileira pede mais transparência nas informações prestadas pelo governo e atribui à política […]

São Paulo – O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a dívida pública brasileira pede mais transparência nas informações prestadas pelo governo e atribui à política de juros altos a responsabilidade pela situação dos débitos brasileiros. O texto do deputado Pedro Novais (PMDB-MA) aprovado nesta terça-feira (11) rejeita qualquer forma de auditoria.

Um voto em separado, apresentado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP), propunha a realização de uma auditoria completa da dívida, como foi proposto pela Constituição de 1988, o que gerou a maior divergência sobre a conclusão da CPI. Valente agradeceu o apoio de outros deputados a seu voto, e disse que vai encaminhar suas conclusões ao Ministério Público Federal. “Ao contrário do que disse o relator, achamos que há irregularidades na administração da dívida”, afirmou.

O relator defendeu sua decisão, dizendo que o relatório somente deve ser encaminhado ao Ministério Público quando há responsabilidade a ser apurada. “Não encontrei nenhuma pessoa, nenhum documento, nenhuma informação sequer, mesmo verbal, dizendo que ‘fulano’ era culpado de alguma irregularidade”, concluiu Novais.

Com informações da Agência Câmara

Para entender:

 Fonte: Agência Câmara