CDES

Com 92 integrantes e 70% de renovação, Conselhão é reativado

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que se reúne hoje, terá 47 nomes ligados ao empresariado, 20 do movimento sindical e 25 de entidades e representantes da sociedade civil

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma, em encontro da primeira fase do Conselhão: renovação para debate de propostas

Brasília – A lista dos novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado Conselhão, aumentou de 90 para 92, com respectivos suplentes. Reativado, o colegiado se reúne na tarde de hoje (28). A relação seria divulgada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU), mas como os nomes passaram pelo crivo da presidenta Dilma Rousseff, que só na noite de ontem retornou de viagem oficial ao Equador, deverão ser publicados em uma segunda edição. A de hoje limitou-se a alterar o Decreto 4.744, que dispõe sobre a composição e o funcionamento do conselho.

Segundo o decreto, os conselheiros precisam ser cidadãos brasileiros, com maioridade civil, “de ilibada conduta e reconhecida liderança e representatividade, designados pelo Presidente da República”. Os mandatos são de dois anos, com direito a recondução.

O Conselhão teve 70% do total de integrantes da composição anterior renovada. Os dois últimos nomes, que entraram na lista ontem à noite, foram os da jogadora Ana Moser e do professor Eliel Benites (o primeiro índio a ser professor universitário no país).

A primeira reunião, depois de dois anos, ocorre às 14h30 em solenidade no Palácio do Planalto. Essa retomada das atividades é aguardada com expectativa, por marcar uma estratégia do Executivo de maior aproximação da presidenta com a sociedade civil.

O Conselho, criado em 2003, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como missão o assessoramento direto à Presidência da República na discussão das questões estruturantes para o país e teve papel muito importante no governo Lula, principalmente em 2008, quando propôs a adoção de medidas anticíclicas que ajudaram o país a resistir à crise econômica global observada na época.

Na pauta de hoje, estão previstas discussões sobre possíveis medidas que ajudem a combater a crise econômica, como sugestões dos participantes para aumento de crédito e retomada de investimento com vistas a geração de mais emprego e renda

Na divisão da atual composição, foram destinadas 47 vagas aos empresários, 20 aos representantes dos trabalhadores e 25 a entidades e representantes da sociedade civil.

Quem são os integrantes do novo Conselhão:

arte: Leandro Siman / RBA
Os 92 nomes que comporão a nova fase do CDES