Eleições 2022

Candidatos ao governo de SP abrem horário eleitoral no rádio e na TV

Haddad estreou com as presenças de Geraldo Alckmin e Lula, enquanto Tarcísio teve Jair Bolsonaro e Garcia não citou, muito menos mostrou João Doria

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução
Candidatos deram início nesta sexta-feira ao horário eleitoral no rádio e na televisão com estilos diferentes

São Paulo – Os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) deram início nesta sexta-feira (26) ao horário eleitoral no rádio e na televisão com estilos diferentes. Com o tempo de 2 minutos e 18 segundos, a campanha de Haddad – que lidera as pesquisas de intenção de votos entre os paulistas – começou de maneira direta e mostrou apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), que compõem a chapa da coligação Brasil da Esperança à Presidência da República. O Datafolha do último dia 18 mostrou o petista com 38%.

“Alguns candidatos tentarão te sensibilizar, falando de si, mostrando álbuns de família, fotos e histórias de infância”, alertou Haddad na sua primeira aparição. “Como se no estado mais rico do pais a gente não tivesse 7 milhões de paulistas enfrentando a pobreza e a fome e 3,5 milhões sem emprego”, disse.

A estratégia da campanha foi colocar Alckmin no programa antes de Lula. A penetração do ex-governador paulista é muito grande no interior do estado. “Haddad é um administrador experiente, foi o melhor ministro da Educação da história do país e prefeito da maior cidade. O único candidato preparado pro grande desafio de governar São Paulo”, definiu o ex-governador.

O ex-presidente, por sua vez, afirmou que, “enquanto os outros representam parte do problema, Haddad é parte da solução”. “Criou o Prouni, o Fies sem fiador, o Sisu e os institutos federais”, disse. Lula concluiu afirmando que o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes “foi o melhor ministro da Educação da história”.

Tarcísio

Em seu primeiro programa eleitoral, Tarcísio de Freitas, com 16% no Datafolha, começou seu tempo de 2 minutos e 19 segundos se apresentando ao eleitor. Jair Bolsonaro apareceu para manifestar apoio a seu ex-ministro da Infraestrutura. “Pode confiar”, disse. O presidente classificou o candidato como “um dos melhores ministros da Infraestrutura que tivemos no Brasil”, para depois concluir:  “Tô fechado com Tarcísio”.

Como previu Haddad, o candidato foi um dos que mostrou fotos da infância, e já adulto em cultos, festa de casamento e outras. O bolsonarista autodefiniu-se como “um homem de fé, de família, marido da Cris, pai do Mateus e da Letícia”.

A narração do programa mencionou que ele trabalhou nas áreas de infraestrutura e investimentos nos governos Dilma e Temer, antes de ser ministro de Bolsonaro. Atuou entre 2011 e 2018 na direção-executiva e geral no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e depois como secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

Garcia

Candidato à reeleição, Rodrigo Garcia se define como “paulista raiz”, e a campanha o coloca em uma das fazendas da família, em Tanabi, sua cidade natal, com um tom sertanejo e sotaque “caipira” carregado. “Um cara calmo, pé no chão, mão na massa”, diz a propaganda. “Cresci entre o campo e a cidade”, afirma o candidato. “Um cara coração, e um baita paizão”, diz a narração do vídeo.

Terceiro colocado nas pesquisas com 11%, segundo o Datafolha, Garcia não mencionou e muito menos mostrou seu ex-padrinho João Doria, de quem foi vice governador. Entre os três, principais candidatos, foi o que mais deu espaço ao lado pessoal, inclusive porque tem o maior tempo, 4 minutos e 18 segundos, de propaganda.

O tucano tenta se desvincular de ideologias. “Não entrei na política para mudar a ideologia de ninguém”, diz, e termina mostrando o pai com uma mensagem de que é preciso ajudar as pessoas.