Novo cenário

Datafolha em São Paulo: Haddad lidera com 38%. Tarcísio tem 16% e Garcia, 11%

Tarcísio, candidato de Bolsonaro, e Garcia, de Doria, disputam segundo lugar, e perdem para brancos e nulos, de acordo com o instituto

PR | GovSP | Ricardo Stuckert
PR | GovSP | Ricardo Stuckert

São Paulo – O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, lidera com 38% a corrida eleitoral ao Palácio dos Bandeirantes, segundo o instituto Datafolha. O levantamento feito entre terça-feira e hoje (18) traz ainda o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 16% e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), indicado por João Doria, com 11%. Ambos perdem para os 17% dos entrevistados que afirmam que votariam nulo ou branco.

A pesquisa contratada pela TV Globo (registro no Tribunal Superior Eleitoral número SP-02170/2022) ouviu 1.812 entrevistados em 72 municípios, com margem de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. Foi a primeira consulta depois de oficializados os registros de candidaturas. São elas: Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (UP), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Gabriel Colombo (PCB), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo).

Gabriel Colombo e Carol Vigliar têm 2% cada. Altino Junior, Vinicius Poit, Elvis Cezar eVinicius Poit, 1%. Outros 11% dizem que ainda não sabem em quem votar, enquanto votos em branco e nulos somam 17%.

Na última pesquisa Datafolha para o governo de São Paulo, Haddad tinha 34%, Tarcísio e Garcia, 13%. Na ocasião, o levantamento contratado pela empresa Folha da Manhã (Folha de S.Paulo) realizou 1.806 entrevistas, também com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Datafolha mostra que Lula continua com 47%, e Bolsonaro vai a 32%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Haddad teria 53% a 31% contra Tarcísio e 51% a 32% contra Rodrigo Garcia.

Haddad é o nome mais conhecido entre os candidatos (89% dos entrevistados). Desse modo, tem também a maior rejeição, 30%, ante 22% que dizem que não votariam em Tarcísio e 21%, em Garcia. O candidato de Bolsonaro e o tucano, porém, são conhecidos por apenas 35% dos pesquisados.

O Datafolha levantou ainda a preferência dos eleitores de São Paulo para presidente. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera no estado com 44%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 31%. Há um mês, a vantagem era de 43% a 30%,


Leia também


Últimas notícias