Condenado

Bolsonaro inelegível critica Justiça após ser condenado. Redes comemoram

Bolsonaro, condenado, prossegue com tom golpista e acha que “Brasil está de luto”. Ao contrário, internautas comemoram o “sextou”

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Redes comemoram a condenação de Bolsonaro com uma série de memes

São Paulo – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado na Justiça Eleitoral a oito anos de inelegibilidade, comentou o acórdão dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu desfavor. O político radical está fora das urnas pelo menos até 2030. Contudo, ainda tramitam outros processos contra o extremista, tanto na Justiça Eleitoral como na Justiça Comum.

Diante da decisão de hoje (30), Bolsonaro manteve sua postura golpista e chegou, novamente, a minimizar os ataques de seus apoiadores em Brasília no dia 8 de janeiro. Ele disse que quem chama os atentados de tentativa de golpe é “analfabeto político” e que os criminosos seriam “velhinhos com bandeira do Brasil nas costas”.

Bolsonaro Condenado

Este julgamento, sua primeira condenação, teve relação com suas investidas golpistas de ataque à democracia e ao sistema eleitoral. Mais precisamente, sobre abuso do poder político, quando Bolsonaro convocou embaixadores do mundo todo para mentir sobre a lisura das eleições brasileiras. Na prática, ele usou do poder de presidente para inflamar seus seguidores mais fanáticos e tentar manchar a imagem do país. Isso, dois meses e meio antes do primeiro turno.

Ele prosseguiu com críticas ao Judiciário. “Não gostaria de me tornar inelegível. Há pouco tempo tomei uma facada na barriga, hoje uma facada nas costas (…) Eu não estou morto, vamos continuar trabalhando. Não é o fim da direita no Brasil. Antes de mim ela existia, mas não tinha forma. Começou a ganhar materialidade. Acho que o Brasil fica de luto”, disse.

Reação nas redes

Ao contrário do que prevê Bolsonaro, a reação majoritária nas redes sociais é de festividade. Muitos comentam que o “sextou” veio com mais alegria e justiça do que o comum. Então, o dia promete muitas festas espalhadas pelo país. Confira algumas reações:


Leia também


Últimas notícias