Boca de urna confirma vitória de Gustavo Fruet em Curitiba

Foto Everson Bressan/Flickr São Paulo – Pesquisa de boca de urna divulgada há pouco pelo Ibope indica a vitória do ex-deputado Gustavo Fruet (PDT) na disputa pela prefeitura de Curitiba […]

Foto Everson Bressan/Flickr

São Paulo – Pesquisa de boca de urna divulgada há pouco pelo Ibope indica a vitória do ex-deputado Gustavo Fruet (PDT) na disputa pela prefeitura de Curitiba contra Ratinho Júnior (PSC). Segundo o levantamento, que entrevistou 4 mil pessoas, Fruet teve 58% dos votos válidos, ante 42% do adversário.

Se confirmada, a vitória terá representado uma virada nas tendências de voto na capital paranaense. No primeiro turno, as pesquisas sequer indicavam a chegada do ex-deputado à segunda rodada. Mas a abertura das urnas contrariou prognósticos e o pedetista obteve 265.451 votos (27,22% dos válidos), suficiente para bater o prefeito Luciano Ducci (PSB), apoiado pelo governador Beto Richa (PSDB), que angariou o apoio de 261.049 eleitores (26,77%). Ratinho Júnior despontava como grande favorito ao segundo turno ao receber 332.408 votos (34,09%), mas Fruet assumiu a liderança e agora, segundo o Ibope, conquistou a prefeitura com uma coligação que outrora poderia ser vista como inusitada.

Além do PV, o ex-deputado assumiu o apoio do PT, no passado o grande alvo de ataques em suas incursões na tribuna da Câmara, quando tinha como foco preferencial o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, ainda no PSDB, saiu derrotado na tentativa de se eleger senador. 

Em 2011, após seis anos nas fileiras tucanas, Fruet mudou-se para o PDT, abrindo caminho para uma aliança com o PT, que espera, em troca, apoio para a disputa do governo estadual em 2014.

Nascido em Curitiba, Fruet tem 49 anos e iniciou a vida política em 1991, no PMDB, sendo eleito vereador em 1996. Depois disso, conquistou três mandatos como deputado federal. É formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná.