Alckmin nomeia líder de ‘nova direita’ para assessor particular

O nov secretário particular de Alckmin, Ricardo Salles: ideias anti-progressistas e discriminatórias (foto: Movimento Endireita Brasil) São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nomeou recentemente para […]

O nov secretário particular de Alckmin, Ricardo Salles: ideias anti-progressistas e discriminatórias (foto: Movimento Endireita Brasil)

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nomeou recentemente para ser seu secretário particular o advogado Ricardo Salles, um radical representante da direita ultra conservadora, que faz campanha aberta contra movimentos sociais, políticas inclusivas e de direitos humanos. Salles, de 37 anos, é presidente e um dos fundadores do movimento “Endireita Brasil”.

Como homem próximo ao governador, ele será o principal responsável pela articulação de encontros e audiências, além de organizar a agenda pública de Alckmin.

Em 2010, durantes as campanhas eleitorais para a Presidência da República, ele lançou vídeos na internet em que criticava o reconhecimento dos direitos de cidadãos homoafetivos e chamava movimentos sociais como o MST de criminosos. 

Em sua campanha para tentar derrotar a candidatura de Dilma Rousseff, disse em um de seus vídeos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiava e levava “terroristas” ao poder, por estimular a criação da Comissão da Verdade para apurar crimes cometidos pelo Estado no período da ditadura. O advogado se autodenomina representante da “direita liberal” no país.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, em um de seus vídeos, lançados no auge da campanha presidencial de 2010, Salles afirma que “esses que estão no poder, que no passado assaltaram, sequestraram, mataram pessoas na tentativa de instaurar uma ditadura de esquerda, querem o revanchismo. Não podemos permitir que essas pessoas tentem fraudar a história para premiar os terroristas de ontem que hoje estão no poder.” diz.

Em outro vídeo, o advogado afirma que o casamento de pessoas do mesmo sexo “contraria os princípios da família”. Em um terceiro, intitulado “Tudo aos bandidos do campo”, critica o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Salles mantém dois blogs na internet – o ricardosalles.org.br e endireitabrasil.blogspot.com.br –, mas ambos estão fechados para visitação pública, sendo disponíveis apenas para “convidados”. Em seu perfil no Facebook, porém, o Endireita Brasil desfia uma série de posts e artigos de terceiros que refletem a linha de pensamento que defende.

Ainda segundo o jornal, a assessoria de Alckmin comunicou em nota que as opiniões manifestadas por Salles “há três anos” são de “caráter exclusivamente pessoal” e que “Alckmin sempre declarou-se favorável à união civil de homossexuais. Sancionou, em 2001, lei que pune a homofobia” e “militou contra a ditadura militar. São traços indissociáveis de sua história a defesa da democracia e o repúdio ao autoritarismo.”