União da esquerda

Psol oficializa apoio à pré-candidatura de Lula já no primeiro turno

Partidos vinham conversando desde fevereiro. Entre as condições para o apoio do Psol a Lula está a revogação de políticas neoliberais

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Para Boulos, apoio a Lula no primeiro turno é a união para derrotar Bolsonaro e o Brasil voltar a respirar

São Paulo – O Psol oficializou neste sábado (30) o apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República já no primeiro turno da eleição, abrindo mão de candidatura própria. O partido vinha conversando desde fevereiro com o PT sobre as condições para apoiar Lula, como a revogação de políticas neoliberais adotadas no país a partir de 2016, com o golpe que derrubou o governo a presidenta reeleita Dilma Rousseff.

“A união da esquerda em torno da candidatura de Lula é sem dúvida a melhor tática para derrotar Bolsonaro. Estamos felizes e esperançosos com essa decisão. Na semana que vem já iniciaremos as conversas para participar do conselho político da campanha e da coordenação do programa de governo”, afirma, em nota, Juliano Medeiros, presidente nacional do Psol.

A legenda deverá se reunir com a Rede Sustentabilidade para que a federação partidária entre ambas formalize o apoio a Lula.

O Psol exigiu que a pré-candidatura Lula se comprometesse com o enfrentamento à crise climática, com medidas para financiar a transição energética, com a defesa de um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia, incluindo medidas visando atingir o desmatamento zero, a garantia de direitos aos povos indígenas, tradicionais e quilombola, uma reforma tributária que diminua a taxação no consumo de bens essenciais e populares e crie taxação de grandes fortunas e o apoio à revogação das reformas trabalhista, da Previdência e da Emenda Constitucional 95,do “teto de gastos”, que congelou investimentos federais nas áreas sociais.

De acordo com o Psol, que esteve em conferência eleitoral hoje, o PT acolheu as sugestões “com pequenos ajustes” e se comprometeu com esforços para reverter políticas.

O lançamento oficial da pré-candidatura de Lula está prevista para maio, embora, pela lei eleitoral, a candidatura só pode ser confirmada a partir de julho, quando a campanha passa a ser liberada.

PT e Psol avançam em plano de governo e apoio à candidatura Lula


Leia também


Últimas notícias