ELEIÇÕES 2022

Ipespe: Lula mantém 44% e vence Bolsonaro, que tem 26%

Ex-presidente também segue favorito contra todos os adversários no segundo turno

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
Na pesquisa espontânea, Lula segue com 36%; Bolsonaro, que tinha 26%, agora soma 25%; e todos os demais candidatos somariam 10%

São Paulo – Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolidado na primeira posição, com 44% das intenções de voto na corrida pela Presidência da República. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), parou de crescer e estagnou com 26% dos votos.

O resultado revela uma interrupção no crescimento das intenções de voto em Bolsonaro, que recuou dois pontos percentuais em relação à última pesquisa, realizada no início do mês. A oscilação está dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais, mas interrompe uma sequência de crescimento que vinha sendo registrado desde janeiro. Naquele mês, Bolsonaro tinha 24%.

Na sequência, aparecem os ex-ministros Sergio Moro (Podemos), com 9%, e Ciro Gomes (PDT), com 7%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), está em quinto lugar, com 2%. Já o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o deputado federal André Janones (Avante), a senadora Simone Tebet (PMDB) e Felipe d’Avila (Novo) aparecem empatados com 1%. Os resultados são da pesquisa estimulada do instituto.

No levantamento espontâneo, quando o entrevistado diz seu candidato sem analisar uma lista, os índices se mantiveram estáveis. Neste caso, Lula segue com 36%. Bolsonaro, que tinha 26%, agora soma 25%, e todos os demais candidatos somariam 10%, sendo 5% de Moro, 4% de Ciro e 1% de Doria.

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno monitorados pelo Ipespe, Lula venceria todos os adversários por uma diferença superior a 20 pontos percentuais. Em todos os casos, o petista mantém um patamar superior a 50% das indicações de voto. Bolsonaro, por sua vez, só venceria Eduardo Leite.

Em eventual segundo turno contra Bolsonaro, Lula venceria por 54% a 31%. Caso enfrentasse Sergio Moro, o ex-presidente ficaria à frente por 52% a 30%. Contra Ciro Gomes, a vitória do petista seria por 51% a 24%. Se o adversário fosse João Doria, por 54% a 19%.

Para chegar aos resultados, o instituto Ipespe entrevistou mil eleitores de todo o país, por telefone. A pesquisa foi realizada entre segunda e quarta-feira (21 a 23), com margem de erro de 3,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95,5%.


Leia também


Últimas notícias