Defensor dos pobres

Lula é o mais preparado para enfrentar a fome e o desemprego, revela Datafolha

Pesquisa mostra que Lula tem ampla vantagem na preferência para governar o país e que é considerado o candidato que mais defende os pobres

Fabio Rodrigues Pozzebom / Ag. Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom / Ag. Brasil
Líder em todas as pesquisas, Lula tem ampla vantagem com relação aos temas sociais, que sempre estiveram fortemente associados à sua imagem

São Paulo – Entre os possíveis nomes que vão concorrer à presidência no próximo ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mais preparado para governar o país e lidar com os problemas da fome e do desemprego. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada nesse domingo (19).

Também segundo a pesquisa, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), é o candidato que é tido como o que mais pensa em Deus na hora de governar, além de liderar em um item pouco atrativo para um político: é considerado o que mais defende os ricos.

Os resultados constam de pesquisa feita pelo instituto com 3.666 pessoas em 191 municípios do país, entre os dias 13 e 16. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha colocou 14 questões específicas aos entrevistados e pediu que dissessem qual candidato estaria mais preparado para lidar com elas.

Líder na pesquisa, com 48% das intenções de voto, Lula tem ampla vantagem com relação aos temas sociais, que sempre estiveram fortemente associados à sua imagem e à de seu partido.

Ele é considerado o que mais defende os pobres por 65% dos entrevistados, patamar bem distante dos 17% que atribuíram a Bolsonaro liderança nesse quesito.

Criador do Bolsa Família, Lula também é considerado o mais preparado para combater a fome por 58%, ou três vezes os 19% que acham que Bolsonaro é o que melhor lida com esse problema.

Da mesma forma, Lula é visto como o mais forte para reduzir o desemprego por 51% dos pesquisados, contra 19% para o atual presidente, e o mais preparado para fazer o Brasil voltar a crescer (47% para o petista e 21% para Bolsonaro).

O petista terminou seu segundo mandato, em 2010, com uma situação próxima do pleno emprego e crescimento do PIB superior a 7%. Desde então, a situação econômica se deteriorou, num processo que começou no mandato de Dilma Rousseff (PT) e prossegue até hoje.

Lula também tem ampla vantagem sobre o atual presidente quando a pergunta é sobre o mais preparado para cuidar de temas como educação (44% a 19%), saúde (45% a 19%), combate ao racismo (47% a 18%) e meio ambiente (43% a 18%). Também é visto como o candidato mais experiente por 55%, ante 19% de Bolsonaro.


Candidatura e chapa com Alckmin serão decididas pelos partidos, diz Lula


As margens favoráveis ao petista se estreitam um pouco em temas mais associados a Bolsonaro, embora ainda assim Lula tenha vantagem.

Ele é visto como o mais preparado para enfrentar a violência por 38%, contra 24% que optam por Bolsonaro nesse item.

O atual presidente, capitão reformado do Exército, construiu sua carreira com discurso de combate duro aos criminosos, frequentemente desprezando o respeito aos direitos humanos de acusados de cometerem delitos.

Lula também lidera como o pré-candidato que mais defende os valores da família brasileira, um tema normalmente associado à direita. Ele reúne visões favoráveis de 41% dos entrevistados com relação a esse ponto, contra 33% de Bolsonaro.

Confira a íntegra da pesquisa