Afinidade

Bolsonaro deve se encontrar com líder da extrema direita da Itália, Matteo Salvini

Ex-ministro do Interior italiano está sendo julgado por ter proibido que um navio de resgaste espanhol atracasse na Itália. Caso seja condenado, pode cumprir até 15 anos de prisão

Kasa Fue/Creative Commons
Kasa Fue/Creative Commons
Embora a participação do político italiano ainda não esteja confirmada, há vários pontos em comum entre Matteo Salvini e Jair Bolsonaro

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro planeja se encontrar durante sua estada na Itália, iniciada nesta sexta-feira (29) pelo encontro de líderes do G20, com o principal líder da extrema-direita no país, o senador e ex-ministro do Interior Matteo Salvini. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O encontro entre os dois está sendo articulado por membros da comitiva brasileira e assessores do parlamentar italiano e deve ocorrer em Pistoia, na terça-feira (2), dia em que Bolsonaro vai participar de uma cerimônia em homenagem aos combatentes brasileiros mortos na Segunda Guerra Mundial.

Embora a participação do político italiano ainda não esteja confirmada, há vários pontos em comum entre ambos, desde a agenda conservadora à admiração mútua e pública pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A prefeita da cidade de Anguillara Veneta, Alessandra Buoso, que prestará homenagem a Bolsonaro na segunda-feira (1º), é filiada ao partido Liga, liderado por Matteo Salvini. A atitude resultou em protestos de manifestantes e repúdio da diocese local.

Abertamente xenofóbico, o líder extremista Salvini começou a ser julgado, no último sábado (23), por ter proibido como ministro do Interior, em 2019, um navio de resgaste espanhol de atracar na ilha siciliana de Lampedusa. Os migrantes foram mantidos no navio por 19 dias em condições sanitárias precárias antes de serem autorizados a desembarcar, e algumas pessoas se jogaram ao mar em desespero.

A embarcação Open Arms transportava 147 pessoas salvas no Mar Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia. Caso seja condenado por sequestro, o político pode ser condenado a até 15 anos de prisão.

A proximidade entre os Bolsonaro e Matteo Salvini

Ainda na função de ministro do Interior e vice-primeiro-ministro, Salvini recebeu Eduardo Bolsonaro em abril de 2019, ocasião em que promoveram uma live. Na ocasião, pediu o apoio dos brasileiros para um “movimento internacional contra a esquerda” e entregou ao parlamentar uma cópia da chamada “Lei da Legítima Defesa”, que pretendia permitir a italianos com posse legal de armas que atirassem para matar em pessoas que invadissem residências e estabelecimentos comerciais.

Em julho do mesmo ano, Matteo Salvini celebrou a indicação, depois frustrada, de Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. “Feliz que o amigo Eduardo Bolsonaro tenha sido indicado como o próximo embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Nosso abraço da Itália”, publicou, em seu perfil no Twitter.

Os dois fazem parte do The Movement, projeto internacional criado pelo ex-estrategista político de Donald Trump, Steve Bannon, para unir agremiações de direita de todo o mundo.