SEM CREDIBILIDADE

Reunião do G20: Bolsonaro chega a Roma sob protestos

Diocese de cidade italiana criticou homenagem feita ao presidente do Brasil

REPRODUÇÃO/FACEBOOK
REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Ativistas protestaram e picharam "Fora Bolsonaro" na sede da prefeitura de Anguillara Veneta

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro chegou a Roma, na Itália, na manhã desta sexta-feira (29), para participar de reuniões da cúpula do G20. Além de ser um “esquenta” para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), o encontro também deverá passar por pautas comerciais.

De acordo com a agenda do presidente, ele não participará da reunião sobre clima na Escócia, e seguirá para outro compromisso pela Itália: uma visita à cidade Anguillara Veneta, onde nasceu seu bisavô. Entretanto, a presença do chefe de Estado brasileiro já enfrenta resistência no país.

A Diocese de Pádua, na Itália, fez um apelo ao presidente do Brasil e disse que o título que receberá de cidadão honorário de Anguillara Veneta causa “grande constrangimento”. Devido à homenagem, ativistas protestaram e picharam “Fora Bolsonaro” na sede da prefeitura de Anguillara Veneta.

A prefeita da cidade italiana, Alessandra Buoso, é filiada à Liga do Norte, partido de extrema direita italiano. Segundo a nota da Diocese de Pádua, “a concessão da cidadania honorária criou um grande constrangimento para nós” e que não é possível ignorar “as muitas e fortes vozes de sofrimento que cada vez mais nos alcançam”.

Imagem de Bolsonaro no G20

O presidente Jair Bolsonaro também não será recebido pela prefeitura de Pádua. O prefeito Sergio Giordani já antecipou que “estará fora por compromissos assumidos” e não poderá receber o governante brasileiro.

Além disso, ativistas do movimento Levante pela Justiça Climática (Rise Up 4 Climate Justice) publicaram uma nota na qual afirmam que “a figura de Bolsonaro representa perfeitamente o modelo capitalista, predatório, destrutivo e colonialista contra o qual lutamos”.

O jornalista e correspondente internacional do UOL, Jamil Chade, também destacou, em sua coluna, que o Itamaraty busca “construir pontes” com outras nações do G20, mas a credibilidade do país foi afetada pela gestão Bolsonaro. Internamente, o governo brasileiro também foi ridicularizado pela última viagem internacional, quando membros da delegação com covid-19 foram aos Estados Unidos.


Leia também


Últimas notícias