Cadeia

Omar Aziz manda prender ex-diretor de logística do Ministério da Saúde por mentir na CPI

“Não aceito mais chacota”, disse Aziz, no momento em que manda prender Roberto Ferreira Dias. Presidente da CPI ouve pedidos mas não recua e encerra sessão

Agencia Senado
Agencia Senado
"Não vou mais aceitar chacota com a CPI", diz Aziz em meio a tumulto

São Paulo – O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), deu ordem de prisão ao ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias. Segundo Aziz, o depoente cometeu perjúrio e a paciência com mentiras na comissão acabou. A ordem foi dada à Polícia Legislativa. “Não aceito mais chacota com a CPI”, disse Aziz. Ele negou argumentação dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Otto Alencar (PSD-BA), que pediram que reconsiderasse. “A gente vai dar prisão e não pôs um general na cadeia”, disse Vieira, em referência ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Otto Alencar também pediu reconsideração com o mesmo argumento. Mas Aziz rejeita os apelos e manda prender o ex-diretor no momento em que encerra a sessão, às 17h50.

“Ele vai ser recolhido agora pela polícia do Senado. Ele está mentindo desde a manhã, dei chance para ele o tempo todo. Pedi por favor, pedi várias vezes. E tem coisas que não dá para… os áudios que nós temos do Dominguetti são claros”, afirmou o presidente da comissão. “Ele está sendo preso por mentir, por perjúrio, e se eu estiver cometendo abuso de autoridade, que a advogada dele ou qualquer outro senador me processe.”

Aziz manda prender Dias após mais de 7 horas de sessão

Roberto Ferreira Dias foi nomeado diretor de Logística do Ministério da Saúde por influência do Centrão, que tem o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) como um dos mais influentes. Mas acabou exonerado em 29 de junho. Foi depois da denúncia de que teria pedido propina de US$ 1 por dose para autorizar compra da vacina AstraZeneca pelo governo federal. Ele nega a acusação. E chegou a afirmar que seu encontro com o policial Luiz Paulo Dominghetti ocorreu por “incidente”, em um shopping de Brasília para onde teria ido “apenas tomas um chope“.