Sob controle

Lula testa positivo para covid-19. ‘Presidente está bem’, diz Alexandre Padilha

Ex-presidente estava em viagem a Cuba, onde participou de gravações de um documentário, e retornou nesta quinta ao Brasil

Divulgação/Twitter
Padilha acompanhou do Brasil a evolução da infecção em contato diário com Lula e médicos cubanos

São Paulo – Em nota divulgada pelas redes sociais, a assessoria de Luiz Inácio Lula da Silva informou que o ex-presidente testou positivo para a covid-19. Ele estava em viagem a Cuba – para participar das gravações de um documentário sobre a América Latina, dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone. E retornou nesta quinta-feira (20). “Amigas e amigos, o presidente Lula está bem. Tenho acompanhado o caso dele, e de toda a delegação, de perto, desde que foram diagnosticados com Covid-19, em Cuba”, publicou o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha, no Twitter.

O parlamentar monitorou o quadro de Lula do Brasil em conversas diárias com o ex-presidente e os médicos que acompanhavam o grupo. Segundo a assessoria de Lula, sua comitiva seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para covid-19 em viagens internacionais. Foram feitos exames de diagnóstico no Brasil, antes de viajar, e na data da chegada a Cuba, em 21 de dezembro. O teste de RT-PCR deu negativo, mas foi repetido dia 26 de dezembro e apontou positivo para o vírus, tanto para o ex-presidente como vários membros da equipe.

“Todos os nove membros da comitiva, exceto a jornalista Nicole Briones, tiveram diagnóstico positivo ao longo do monitoramento com RT-PCR. Todos permaneceram em isolamento sob vigilância sanitária, de acordo com diagnóstico. E respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano”, diz anota. Lula decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil, “para preservar sua família e demais infectados”.

Sistema de saúde

Padilha elogiou o sistema de saúde de Cuba. “Um sistema público, gratuito e de qualidade, também faz toda diferença. Lula quer ser vacinado o quanto antes e aguardará sua vez na fila de vacinação do SUS. Como disse o presidente, é a vacina e a ciência quem poderá nos livrar da Covid-19”, afirmou na rede social. “Se cuidem, lavem as mãos e usem máscara”, acrescentou.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, após o diagnóstico, Lula foi submetido a uma tomografia. O exame acusou lesões pulmonares “compatíveis com Covid-19”. Porém, ele não apresentava sintomas e foi encaminhado para uma casa com os outros membros da equipe testaram positivo. Apenas o jornalista Fernando Morais foi para o hospital.


Leia também


Últimas notícias