'Soberana 01'

Cuba inicia fase de testes em humanos da vacina contra covid-19 na próxima semana

Segundo autoridades cubanas, testes podem ser concluídos em janeiro, com resultados publicados em meados de fevereiro

Reprodução/Min. Saúde Cuba
Reprodução/Min. Saúde Cuba
Brigada internacional de médicos cubanos acudiu diversos países no enfrentamento da pandemia

São Paulo – As autoridades de saúde de Cuba liberaramo início dos ensaios clínicos em humanos da vacina Soberana 01, uma das quatro em desenvolvimento no país contra a covid-19. O recrutamento dos voluntários começa na próxima segunda-feira (24), e vai até outubro. A vacina será testada em 676 pessoas entre 19 e 80 anos.

Essa fase deve ser concluída em 11 de janeiro, de acordo com as previsões do governo. Posteriormente, os resultados apurados devem ficar prontos em 1º de fevereiro, para serem publicados no dia 15 do mesmo mês.

O diretor nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Francisco Durán, disse que, se os testes comprovarem a sua eficácia, a expectativa é que a população cubana tenha acesso à vacina em ainda no primeiro trimestre do ano que vem. Até lá, contudo, a única proteção eficaz contra a infecção é “usar máscara e cumprir as regras de higiene e distanciamento”, afirmou.

“Embora haja vacinas de outros países, precisamos das nossas para ter soberania”, justificou o presidente Miguel Díaz-Canel, quando as pesquisas começaram, no primeiro semestre.

A Soberana 01 está sendo desenvolvida pelo Centro de Imunologia Molecular e no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), do Instituto Finlay, em Havana. Até o momento, Cuba registrou 88 mortes e 3.408 casos casos confirmados do novo coronavírus.

Vacina russa

O diretor do fundo estatal russo – Direct Investment Fund (RDIF) – que financia as pesquisas no país disse que discute com as autoridades cubanas a possibilidade de produzir lá a vacina Sputnik V. O anúncio, realizado pelo presidente russo, Vladimir Putin, no último sábado (15), causou alarde na comunidade internacional pela falta de estudos publicados.

No entanto, segundo reportagem do portal Deutsche Welle, Cuba não deve pular etapas na aprovação da vacina russa. A ilha caribenha costuma seguir estritamente as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).