Segundo turno

TSE reage a questionamentos sobre resultado em São Paulo e exibe dados ‘brutos’

Tribunal afirma que resultado foi normal e lembra que informações estão disponíveis

Rovena Rosa/Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil
No primeiro turno em São Paulo, no último domingo, 6,3 milhões de eleitores compareceram e 2,6 milhões se abstiveram

São Paulo – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reagiu a questionamentos feitos sobre o resultado da apuração no município de São Paulo, no último domingo (15). Ao longo da divulgação de resultados, que atrasou bastante, praticamente não houve alteração quanto ao percentual dos candidatos.

“Em relação a vídeos e publicações que questionaram o resultado da eleição na cidade de São Paulo por conta do percentual estável ao longo da apuração dos votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que, após análise dos dados da votação, é possível constatar estabilidade no resultado desde o fechamento das urnas até a conclusão da totalização”, diz a Justiça Eleitoral.

Atraso na divulgação

O TSE lembra que, ao final da votação, cada urna libera um Boletim de Urna (BU), em cinco vias, com a quantidade de votos registrados para cada candidato ou partido. “Qualquer pessoa pode solicitar acesso ao documento para conferência dos dados”, acrescenta o tribunal.

Leia também: TSE: falha em supercomputador atrasa divulgação dos resultados, mas apuração não parou

Assim, devido aos questionamentos e “a pedido da imprensa”, o TSE decidiu tornar públicos os chamados dados brutos sobre a marcha da apuração, além de gráficos elaborados por sua área técnica. A demora na divulgação dos resultados resultou em uma nota técnica, divulgada ontem.

Confira os resultados finais em São Paulo. Além dos votos para os candidatos, 2.632.587 eleitores se abstiveram (29,29%). Houve ainda 373.037 em branco (5,87%) e 642.277 nulos (10,11%).

Arte RBA


Leia também


Últimas notícias