Eleições 2016

Em Porto Alegre, Marchezan (PSDB) ganha disputa com PMDB

Tucano teve 60,5% dos votos válidos na capital gaúcha. Abstenções, nulos e brancos superam vencedor. Em Caxias, candidato do governador perde. Em Santa Maria, eleição foi decidida por 226 votos

Reprodução

Filho de Nelson Marquezan e apoiado pelo MBL, Marchezan Júnior é o primeiro tucano a vencer na capital do RS

São Paulo – O deputado federal tucano Nelson Marchezan Junior é o prefeito eleito da capital gaúcha. Com 402.165 votos, ele ficou com 60,5% dos válidos. O candidato do PMDB à prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo, teve 202.601 (39,5%).

A abstenção superou um quarto do eleitorado (25,26%). Foram registrados ainda 5,67% de votos em branco e 13,36% de nulos. Com um total de 433.751 nesses três casos, a contagem também superou a do candidato vencedor, como em Belo Horizonte.

A coligação de Melo tem ainda o PDT, PSB, PPS, Rede, DEM, Pros, PSD, PRTB, PSDC, PRB, PHS, PTN e PEN. A chapa do tucano inclui PP, PMB, PTC e PV.

Em entrevista à Rádio Gaúcha pela manhã, Sebastião Melo afirmou ter “uma identidade com a esquerda”, em tentativa de aproximação com os eleitores de Raul Pont (PT) e Luciana Genro (Psol). Esses dois partidos decidiram não apoiar nenhum dos candidatos no segundo turno. Durante a campanha, o peemedebista também falou da relação entre seu adversário e o Movimento Brasil Livre (MBL).

Para Marchezan, que completará 45 anos daqui a um mês, os próximos quatro anos serão os mais difíceis nas últimas décadas para a prefeitura porto-alegrense, em razão de dificuldades orçamentárias. Mas ele afirmou que não pretende aumentar impostos. O candidato é filho do ex-deputado Nelson Marchezan.

Outras cidades

Em Canoas, na região metropolitana, Luiz Carlos Busato (PTB) terminou à frente em uma disputa apertada, recebendo 51,25% dos votos válidos. Beth Colombo (PR) teve 48,75%. O vencedor fazia oposição ao atual prefeito, Jairo Jorge (PT).

Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, Daniel Guerra (PRB), de oposição, teve 62,79% dos votos válidos. Edson Néspolo (PDT), apoiado pelo governador, José Ivo Sartori (PMDB), recebeu 37,21%.

A eleição mais disputada ocorreu em Santa Maria, com vitória de Jorge Pozzobom (PSDB) por apenas 226 votos (0,16 ponto percentual) sobre Valdeci Oliveira (PT). O tucano teve 50,08%, ante 49,92% do petista.

Leia também

Últimas notícias