articulações

Chalita deixa PMDB de Temer e vai para o PDT para manter aliança com Haddad

Secretário de Educação paulistano deve ser vice do prefeito na disputa pela reeleição deste ano e vai para o mesmo partido que o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, que deixou o PT para disputar pleito

César Ogata/Secom

Prefeito de São Paulo e secretário da Educação, que será vice na campanha, são aliados políticos e amigos

São Paulo – O secretário municipal de Educação em São Paulo, Gabriel Chalita, vai se filiar ao PDT, provavelmente ainda hoje (30). Ele deixa o PMDB para se manter com o prefeito Fernando Haddad (PT) e assumir o posto de vice na candidatura à reeleição municipal deste ano.

Segundo informou a Folha de S. Paulo, o secretário levará consigo ao PDT a secretária da Pessoa com Deficiência, Marianne Pinotti, e os vereadores Calvo e Paulo Frange.

No início do ano, a RBA antecipou que Chalita deveria sair do PMDB após a provável indicação da ex-prefeita e senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) para disputar a sucessão de Haddad, o que tornou a posição do secretário insustentável no PMDB, se sua intenção fosse permanecer no governo paulistano e aliado do prefeito.

“Acho que Chalita sai do PMDB e vai para um partido pelo qual possa fazer essa dobradinha com Haddad”, apostou, na ocasião, a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Universidade Federal de São Carlos.

A ideia de Chalita compor a chapa com Haddad em 2016, trazendo os dividendos eleitorais do PMDB, foi o principal motivo político pelo qual ele aderiu ao governo de Haddad, no início de 2015. Além disso, Chalita e Haddad são amigos.

Haddad deixa o partido do vice-presidente Michel Temer, que comanda o PMDB em São Paulo, um dia após a legenda anunciar o desembarque do governo Dilma Rousseff.

Na segunda-feira (28), o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, também oficializou sua filiação ao PDT. Ele deixou o PT e concorrerá à reeleição nas eleições municipais de outubro pelo novo partido.

Leia também

Últimas notícias