coletividade

Dilma defende parceria com estados para enfrentar problemas na economia

Segundo a presidenta, a parceria com estados e municípios vai continuar e não depende da relação dos partidos dos gestores com o governo federal

Lula Marques/Agência PT

Segundo Dilma, os problemas enfrentadas pela economia brasileira também afetam outros países

Brasília –A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (25), em São Paulo, que os governos estaduais ajam em parceria com a União para ajudar o país a superar o momento de dificuldade econômica. Dilma participou da entrega de 1.237 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Catanduva e acompanhou, via teleconferência, a entrega de casas nos municípios de Araras, Araraquara e Mauá.

Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, prefeitos da região e ministros, Dilma listou uma série de ações e investimentos do governo federal no estado, como obras em rodovias e de saneamento, construção de escolas federais, interligação de represas para garantir o abastecimento de água e envio de profissionais do Programa Mais Médicos. “O estado que mais recebeu médicos do programa porque não tinha médico suficiente é o estado de São Paulo. O programa veio resolver um problema grave, gravíssimo no atendimento da atenção básica”.

Segundo Dilma, a parceria com estados e municípios vai continuar e não depende da relação dos partidos dos gestores com o governo federal. São Paulo é administrado há mais de 20 anos pelo PSDB. “Tenho certeza que essa parceria com estados e prefeituras vai continuar e está baseada em uma visão democrática e republicana da coisa pública. Podemos divergir, mas temos que agir juntos no que se refere à administração para proteger os interesse da população. Quando a gente age juntos somos capazes de realizar mais e melhor”.

No discurso de cerca de meia hora, a presidenta disse que o Brasil vai superar as dificuldades na economia, e voltou a criticar os que segundo ela, torcem para o pior.

“Vamos superar esse momento de dificuldade, todos nós, que somos brasileiros e brasileiras, sabemos que temos capacidade de superar desafios, de apresentar e de construir caminhos e de chegar a resultados. Quanto mais rápido fizermos isso, mais rápida será a superação das nossas dificuldades, a gente tem que enfrentar os problemas de frente, jamais aceitar que se torça para o pior, porque quando acontece o pior, quem paga é a população do país”.

Segundo Dilma, os problemas enfrentadas pela economia brasileira também afetam outros países. “São dificuldades pelas quais todos os países do mundo estão passando, uns mais, outros menos. A segunda maior economia do mundo, a economia chinesa, ontem teve um momento de muita dificuldade e nós torcemos para que essas dificuldades econômicas e financeiras sejam superadas”.

Mais cedo, em entrevista a rádios do interior de São Paulo, Dilma disse que o Brasil atravessa uma situação econômica que “requer cuidados” e reconheceu que, apesar das ações do governo, a crise não será resolvida no curto prazo. Segundo Dilma, “a situação em 2016 não será maravilhosa” para a economia