Injúria

Lula entra com queixa-crime contra senador Ronaldo Caiado no STF

Ronaldo Caiado publicou em seu Facebook ofensas ao ex-presidente. Para os advogados de Lula, esta atitude não condiz com o decoro parlamentar

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Ronaldo Caiado em publicação no Facebook: “Lula tem postura de bandido”

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está processando o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Lula deu entrada hoje (8) no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma queixa-crime por ofensas publicadas pelo ruralista, em fevereiro deste ano, em redes sociais.

Entre outros termos, o senador afirmou que “Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo! Igual à época que instigava metalúrgicos a protestar e ia dormir na sala do delegado Tuma!” No Twitter, Caiado afirmou na época: “Em vez de ir para reuniões de incitações ao ódio, Lula deveria ir à CPI da Petrobras explicar os assaltos cometidos por ele e seu governo”.

O ex-presidente acusa Caiado dos crimes de calúnia, injúria e difamação. Seus advogados alegaram incompatibilidade da postura e dos termos usados com a função de senador da República. As agressões de Caiado também ferem o decoro parlamentar, argumentam.

Ao saber do processo, Caiado voltou a postar tuítes ofensivos. “Lula tem que medir as palavras, não é comportamento de ex-presidente ameaçar a população, é comportamento de bandido. Ele não é rei”, escreveu, na tarde de hoje.

“Essa situação ocorreu no mês de fevereiro, quando Lula se sentia o todo poderoso, quando ninguém tinha coragem de contestá-lo. Em discurso no Rio, em fevereiro, Lula se viu no direito de ameaçar a população brasileira insatisfeita que protestava contra Dilma Rousseff. Lula na época convocou o exército do Stédile, o MST, caso os movimentos contra o governo fossem para as ruas”, acrescentou o senador do DEM, no Facebook.

Leia também

Últimas notícias