Eleições 2014

Ibope mantém Dilma com 38% e indefinição sobre 2º turno

Soma de Aécio (23%), Campos (9%) e dos demais oito candidatos (6%) empata com percentual da presidenta e não permite prever se disputa pode ser definida em primeiro turno já em 5 de outubro

Cadu Gomes/Dilma 13/Divulgação

Presidenta recupera níveis de aprovação que tinha em maio e que havia piorado em junho e julho

São Paulo – Pesquisa Ibope divulgada hoje (7), sob encomenda da TV Globo, confere à presidente Dilma Rousseff (PT) 38% das intenções de votos na disputa pela reeleição à Presidência da República. Dilma aparece com o mesmo índice da pesquisa anterior, de 22 de julho, e empatada com a soma dos demais 10 candidatos. O que indica, segundo a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, que tanto pode chegar a 40% contra 36% dos demais, e definir a eleição já em 5 de outubro, como sofrer o placar inverso, o que levaria o pleito para um segundo escrutínio, três semanas adiante.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, aparece com 23%, ante 22% da pesquisa Ibope de duas semanas atrás. Eduardo Campos (PSB) também teve variação dentro da as margem de erro, de 8% para 9%, e segue em terceiro.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) aparece com os mesmos 3%. Os demais – Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (Psol), Zé Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Mauro Iasi (PCB) – somaram 3%, segundo o Jornal Nacional. Os votos em branco e nulos correspondem a 13%, e 11% não souberam responder.

A aprovação da presidenta Dilma subiu três pontos, para 47%, e a desaprovação caiu um, para 49%. Consideram seu governo ótimo/bom 32% dos entrevistados, regular 35% e ruim/péssimo 31. O Ibope ouviu 2.506 pessoas de 4 a 7 de outubro.

Leia também

Últimas notícias