na rádio

Vannuchi analisa as razões da visita de Lula a Cuba

Cientista político comenta a viagem do ex-presidente e fala em fortalecimento do fluxo comercial da ilha

Eduardo Knapp/Folhapress

Ex-presidente Lula e Fidel, em 2008

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ontem (24) para Cuba. A agenda na ilha tem três tópicos previstos a serem debatidos com lideranças cubanas: a produção de soja, a produção de energia e, por fim, uma visita ao porto de Mariel. Segundo o cientista político Paulo Vannuchi, os eixos da viagem têm como objetivo fortalecer o fluxo de comércio da ilha e melhorar as condições de vida da população local, que sofre com o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. As declarações foram feitas hoje (25), na Rádio Brasil Atual.

Vannuchi explica que Lula levou especialistas brasileiros credenciados para estudar a possível e “urgente” produção de soja em Cuba. O analista político afirma que Cuba fez uma opção histórica pelo monopólio da cana de açúcar e, no período da guerra fria, a União Soviética garantia a compra e exportação de toda a produção. “Com o desmoronamento da União Soviética, no início dos anos 90, Cuba vive hoje uma situação muito especial.”

Além da questão da soja, o ex-presidente quer colaborar com o desenvolvimento e produção de energia elétrica cubana, especialmente da energia hidrelétrica.

O terceiro tópico previsto na agenda é a visita ao Porto de Mariel, financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É o maior porto do Caribe, com localização geográfica estratégica.

Vannuchi explica os motivos da construção do porto. “É para projetar um sentido de mudança no regime cubano, não no sentido de abandonar o seu caminho socialista, o seu caminho de autonomia e independência nacional, mas sim para um país que se abra mais aos fluxos de comércio”, comenta.

Para o analista, o governo brasileiro tem como objetivo auxiliar a ilha no sentido de sair do bloqueio econômico que prejudica a população cubana, o que não quer dizer que Lula concorde com todas as características do sistema político local.

Ouça o comentário na Rádio Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias