Mudanças

Dilma afirma que substituição de ministros faz parte do ‘calendário da democracia’

Titulares tomam posse em Comunicação Social, Saúde, Educação e Casa Civil, e presidenta enfatiza que novas alterações virão por conta das eleições, mas que saídas não mudam linhas de atuação

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma disse dever ‘calorosos agradecimentos’ a Padilha pelo Mais Médicos

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff deu hoje (3) posse aos novos ministros da Saúde, da Educação, da Casa Civil e da Comunicação Social. Durante discurso no Palácio do Planalto, ela fez questão de enfatizar que os programas sociais e as políticas econômicas não sofrerão alterações com as mudanças, e afirmou que ao longo de fevereiro outros ministros deixarão seus cargos devido à “participação no calendário democrático do nosso país”.

“Substituições fazem parte do calendário da democracia e não alteram nossa linha de atuação. Persistiremos trabalhando com esforço e empenho para garantir a execução adequada de todos os programas e o cumprimento de todas as metas que nos propusemos”, disse Dilma, única a discursar no evento. “As mudanças nos ministérios são inevitáveis em uma democracia. Alguns de nossos ministros decidiram buscar nas urnas a oportunidade de assumirem novas tarefas executivas. É o que farão Gleisi (Hoffmann) e (Alexandre) Padilha, aos quais desejo muito sucesso na caminhada.”

Gleisi, que chefiou a Casa Civil desde junho de 2011, é pré-candidata ao governo do Paraná, e Alexandre Padilha, da Saúde, ao governo paulista. A Casa Civil ficará com Aloizio Mercadante, que passou o comando do Ministério da Educação para José Henrique Paim, até então secretário-executivo da pasta. Para Saúde, Dilma empossou Arthur Chioro, secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Na Secretaria de Comunicação Social (Secom), que tem status de ministério, sai Helena Chagas e entra Thomas Traumann, porta-voz da Presidência.

“Tínhamos e temos uma linha de atuação bem definida. Nossa missão é continuar garantindo direitos e implementando políticas que permitam que cada brasileiro e brasileira persistam progredindo e construindo um futuro melhor para si e para suas famílias”, disse a presidenta. “Nós temos metas importantes a atingir e compromissos que devem ser cumpridos neste ano. Nós somos um governo que tem responsabilidade e cumpriremos com empenho e muito trabalho todas as nossa tarefas até o dia 31 de dezembro de 2014.”

Na cerimônia de posse, Dilma disse dever “calorosos agradecimentos ao ministro Padilha pelos programas implantados ao longo desses quatro anos”. Segundo ela, “o grande destaque é o Mais Médicos, porque tem o papel fundamental de resgatar a essência do Sistema Único de Saúde (SUS), que nós implantamos na Constituição de 1988, que é a garantir tratamento humano a todos os brasileiros e brasileiras”. O ministro foi bastante aplaudido.

“Aos que hoje assumem, desejo sabedoria e um bom trabalho”, concluiu. “Aos novos, peço que atendam a um fundamento e a uma orientação importante: trabalhar, trabalhar muito, trabalhar pelo Brasil e pelos brasileiros. Democracia para nós sempre vai exigir mais democracia. Desenvolvimento econômico e social sempre vai exigir mais desenvolvimento econômico e social. Inclusão social vai exigir melhores serviços públicos. Convido-os para arregaçar as mangas e cumprir os compromissos com povo brasileiro.”

Leia também

Últimas notícias