1,5 milhão de assinaturas

Lula pedirá para militância do PT se engajar em campanha por reforma política

Ex-presidente deve falar amanhã no programa do partido na televisão, e dará ênfase ao financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais

Divulgação/PT

Ex-presidente e Alberto Cantalice se reuniram ontem no Instituto Lula

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra amanhã (9) na campanha do PT para colher assinaturas e apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular sobre reforma política. O vice-presidente nacional do partido e coordenador do projeto, Alberto Cantalice, afirmou que Lula fará uma aparição na propaganda a que a sigla tem direito nesta quinta-feira.

No vídeo, o ex-presidente pedirá engajamento à militância do partido, deputados federais e estaduais, vereadores, governadores, prefeitos, movimentos sociais e líderes sindicais para atingir o objetivo de colher 1,5 milhão de adesões até fevereiro de 2014, quando o PT completa 34 anos e pretende entregar o projeto ao Legislativo.

Cantalice se reuniu com o ex-presidente ontem no Instituto Lula para expor o andamento do processo e discutir o assunto. De acordo com o vice-presidente do PT, a ênfase da fala de Lula na TV será o financiamento público exclusivo das campanhas, o principal foco da mobilização petista. O voto em listas fechadas nas eleições proporcionais, paridade entre homens e mulheres nas listas e uma Constituinte exclusiva à reforma são outros pontos que a campanha destaca. Recentemente, o ex-presidente afirmou que não é possível esperar acordo no Congresso para garantir a reforma política, e no último dia 16 de abril ele aderiu à campanha.

O vice-presidente do partido diz que não há no momento nova atualização sobre número de adesões à campanha, cujo formulário está disponível nos sites do partido na internet e nos diretórios municipais, estaduais e nacional. Ele estima em mais de 100 mil o número de pessoas que já manifestaram apoio.

Até novembro, quando serão realizadas as eleições para renovação das direções partidárias em todos os níveis, a expectativa é atingir 600 mil assinaturas, principalmente provenientes da base e militância.

Leia também

Últimas notícias