Haddad e Alckmin discutem parceria para atrair exposição universal para SP em 2020

Capital paulista disputa com outras quatro cidades para sediar o evento, que tem duração de seis meses e público estimado em 30 milhões de pessoas

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), a vice-prefeita, Nádia Campeão (PCdoB), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) discutem hoje (4) parceria para tornar viável a candidatura da cidade para sediar a Expo 2020, uma exposição universal organizada pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE), com duração de seis meses, com objetivo de promover a indústria, segmentos do terceiro setor, empresas estatais e projetos governamentais. A expectativa de público na feira é de 30 milhões de visitantes. O evento, criado em Londres em 1851, nunca foi realizado na América Latina.

A reunião está prevista para as 15h na sede do governo paulista (Palácio dos Bandeirantes) e também terá a participação dos secretários municipais Antonio Donato (Governo), João Antonio (Relações Governamentais), Celso Jatene (Esportes) e Leonardo Barchini (Relações Internacionais).

Prefeitura e governo devem fazer parcerias para a construção de um centro de eventos em Pirituba, zona norte da capital, com área de 5 milhões de m², o equivalente a quatro vezes o tamanho do Palácio das Convenções do Anhembi, maior local de eventos da capital, e obras de infraestrutura e transporte para garantir acesso ao local. 

Na próxima semana, representantes do BIE visitam São Paulo para discutir a candidatura da cidade e seu projeto para a realização da Expo 2020. A capital disputa com Ekaterinburgo (Rússia), Esmirna (Turquia), Dubai, (Emirados Árabes Unidos) e Aytthaya (Tailândia). A decisão sairá em eleição que será realizada em novembro. A próxima exposição será realizada em Milão, na Itália, em 2015.

Também estão na pauta da reunião assuntos referentes à Copa do Mundo 2014, como remoção de famílias que moram em áreas próximas à Arena Corinthians, também conhecido com Itaquerão, na zona leste.