Piñera encerra cúpula com ato em solidariedade ao Brasil por incêndio

O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, também transmitiu suas condolências às vítimas

São Paulo – O presidente do Chile, Sebastián Piñera, encerrou hoje (27) a I Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE) com uma mensagem de solidariedade com o povo brasileiro após o incêndio em uma discoteca que deixou mais de 200 mortos. As informações são da Agência EFE.

Piñera reivindicou aos cerca de 40 chefes de Estado e governo presentes “reflexão e solidariedade com o povo brasileiro pela tragédia” e em seguida pediu que se pusessem de pé e guardaram silêncio em sinal de respeito às vítimas.

Também no encerramento, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, transmitiu suas condolências às vítimas e sua “profunda tristeza” à presidente Dilma Rousseff, que precisou deixar a cúpula antes do tempo para viajar à cidade onde houve o incêndio, que, segundo novos dados oficiais, causou 232 mortos e 131 feridos.

Pouco antes, o chanceler chileno, Alfredo Moreno, havia expressado os mesmos termos aos jornalistas, também na cúpula. “Isto não somente deixa todo nosso país-irmão Brasil em luto, mas todos os nossos países”, apontou Moreno, que lamentou que “tanta gente jovem tenha sido afetada por uma tragédia tão imensa”. É uma tragédia que “cobre de luto” toda a América Latina, manifestou, ao oferecer suas condolências ao povo e ao governo brasileiro.

Leia também

Últimas notícias