Lula e intelectuais debatem agenda progressista para a América do Sul

Segundo Luiz Dulci, objetivo é fortalecer os avanços sociais dos últimos governos e pensar ações para aumentar a integração regional

Luiz Dulci, ao lado de Lula, durante um dos encontros promovidos pelo instituto (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido hoje (21) em São Paulo com intelectuais e políticos sul-americanos para discutir a agenda de desenvolvimento e integração dos países do continente, numa perspectiva de esquerda e “progressista”. Os debates foram organizados pelo Instituto Lula e estão fechados à imprensa. “É uma reunião, não um seminário”, esclarece a assessoria da entidade.

“O objetivo é identificar uma agenda prática de reflexão, mas também de ação, e definir um plano de trabalho para o desenvolvimento e a integração da América Latina”, comentou em nota o presidente do Instituto Lula, Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência. “A América Latina deu um salto na última década, com os governos progressistas. A democracia virou regra, a região toda cresceu e houve avanços sociais tanto na redução da pobreza quanto na redução da desigualdade.”

De acordo com Dulci, essa “sintonia” permitiu que os países do continente avançassem nos temas da integração. “Além do Mercosul, foram criadas a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac)”, pontua. “Nossa ideia é que esse processo pode e deve continuar avançando, com um planejamento estratégico.” De acordo com seus organizadores, o evento convocado pelo Instituto Lula pretende contribuir com o processo.

Para tanto, estão presentes alguns membros do alto escalão do governo brasileiro, como Celso Amorim (Defesa) e Marco Aurélio Garcia (assessor internacional da Presidência), além de intelectuais identificados com as causas da esquerda, como a filósofa Marilena Chauí e o sociólogo Emir Sader. Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (Cepal), da Unasul e da Corporação Andina de Fomento (CAF) engrossarão o encontro com interesse específico nas discussões sobre integração.

Este é o segundo encontro de uma série de três reuniões programadas pelo Instituto Lula dentro da chamada “Iniciativa América Latina”, mantida pela entidade. O próximo será com empresários da região. Após a série de debates, o Instituto Lula vai apresentar os resultados para os governos nacionais, instituições multilaterais e outros atores econômicos, políticos e sociais da América Latina.

Leia também

Últimas notícias