SP: Jilmar Tatto volta aos Transportes e Filippi vai assumir a Saúde

Prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, vai anunciar hoje mais dois nomes de sua cota pessoal. Faltam 20 secretarias para completar equipe e abrigar indicações de partidos aliados

São Paulo – O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anuncia no final da tarde de hoje (14) mais dois secretários, os deputados federais Jilmar Tatto, para a pasta de Transportes, e José de Filippi Júnior, para a Saúde. Ambos são do PT de São Paulo. O anúncio será feito às 17h, na sede da transição do governo, na Praça da Sé. A assessoria de Haddad já confirmou as nomeações. Eles são considerados da cota pessoal do prefeito Haddad, que ainda não anunciou nomes indicados pelos partidos que apoiaram sua candidatura.

Com os dois, sobe para sete o número de secretários já definidos para o início do governo Haddad. Na segunda-feira (12) foram anunciados o líder da bancada petista na Câmara de São Paulo, Antonio Donato, para a Secretaria de Governo; a economista Leda Paulani, para o Planejamento; o advogado Luís Fernando Massoneto para Negócios Jurídicos; o arquiteto Fernando de Mello Franco para Desenvolvimento Urbano, e o engenheiro elétrico Marcos de Barros Cruz para Finanças.

Atual líder da bancada petista na Câmara Federal, Tatto comandou quatro secretarias municipais de São Paulo durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) entre 2001 e 2004. Ele esteve nas pastas do Abastecimento, na Implantação das Subprefeituras, dos Transportes e de Governo. Foi em sua gestão que Marta implementou o Bilhete Único no sistema de transporte público de ônibus. Na administração Haddad será o responsável pelo Bilhete Único Mensal, uma das principais promessas da campanha eleitoral do PT em São Paulo.

Tatto é graduado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema e foi professor da rede municipal. Foi presidente municipal do PT em 1995 e integrou sua direção nacional em 1997. Nove dos seus dez irmão são filiados ao PT. Arselino e Ênio, seus irmãos mais novos, são, respectivamente, vereador da capital paulista e deputado estadual de São Paulo. 

Filippi foi prefeito de Diadema, na região do ABC paulista, por três mandatos – de 1993 a 1996, em 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Suas administrações se destacaram em áreas como Saúde e Segurança Pública, com redução de 85% no número de homicídios e melhorias na área de saúde pública do município.

Filippi foi deputado estadual em 1998. Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fez parte da coordenação do programa de governo de Haddad. Ele será responsável também pelas parcerias entre o município e o ministério da Saúde para instalar em São Paulo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas. Ele também foi tesoureiro das campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006, e da presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2010. 

Os suplentes do PT paulista Iara Bernardi e Hélcio Silva devem assumir as duas vagas que serão desocupadas na Câmara Federal. 

Colaborou Estevan Muniz.

Leia também

Últimas notícias