PSDB vence em oito municípios da Grande São Paulo; PT pode chegar a dez

PSDB e PMDB são os partidos mais vitoriosos no primeiro turno (Arte: Júlia Lima/RBA) São Paulo – A região da Grande São Paulo, formada por 39 municípios, saiu politicamente fragmentada […]

PSDB e PMDB são os partidos mais vitoriosos no primeiro turno (Arte: Júlia Lima/RBA)

São Paulo – A região da Grande São Paulo, formada por 39 municípios, saiu politicamente fragmentada das urnas no último domingo (7). Nada menos do que 11 partidos saíram vitoriosos nas 34 cidades em a eleição se decidiu no primeiro turno: PSDB, PMDB, PT, PV, PR, PSD, PDT, DEM, PSB, PPS e PTN. A depender do resultado do segundo turno nas outras cinco, uma 12ª legenda pode entrar na repartição do bolo, o PTB. 

O PSDB venceu em oito prefeituras e pode chegar a 10. O PT também pode fazer 10 prefeitos, mas elegeu apenas cinco no primeiro turno. Na sequência vem o PMDB, com seis eleitos e mais um em disputa.

Os tucanos venceram em Cajamar, Santana de Parnaíba, Cotia, Taboão da Serra, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Rio Grande da Serra e Biritiba Mirim. O partido ainda disputa segundo turno em São Paulo e Guarulhos, nos dois casos contra o PT, que venceu em São Bernardo do Campo, Embu das Artes, Carapicuíba, Osasco e Franco da Rocha. Além de São Paulo e Guarulhos, os petistas estão no segundo turno em Diadema (contra o PV), em Santo André (contra o PTB) e em Mauá (contra PMDB).

O PMDB conquistou Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires e São Caetano do Sul. O PV ficou com Itapevi, Jandira, Francisco Morato, Mairiporã e Santa Isabel.

Os demais partidos venceram as seguintes disputas: Partido da República (PR), em Arujá, Guararema e Salesópolis; PSD, em Mogi das Cruzes e Caieiras; Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Poá; Partido Popular Socialista (PPS), em Juquitiba; Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Vargem Grande Paulista; Partido Trabalhista Nacional (PTN), em Itaquaquecetuba; e Democratas (DEM), em Barueri.

Leia também

Últimas notícias