Haddad crescerá com horário eleitoral na TV, diz PT

Fernando Haddad, terceiro em nova pesquisa Datafolha, confia em crescimento no decorrer da campanha (CC/Fora do Eixo) São Paulo – Para a coordenação da campanha da chapa encabeçada pelo PT […]

Fernando Haddad, terceiro em nova pesquisa Datafolha, confia em crescimento no decorrer da campanha (CC/Fora do Eixo)

São Paulo – Para a coordenação da campanha da chapa encabeçada pelo PT na disputa pela prefeitura de São Paulo, os números da pesquisa eleitoral divulgada neste sábado (21) pelo Datafolha, em que Fernando Haddad aparece em terceiro lugar – atrás de José Serra (PSDB) e Celso Russomano (PRB) são positivos e estão dentro das avaliações feitas pelo próprio partido.

Segundo seu comando de campanha, Haddad deverá se projetar quando for iniciado o horário eleitoral da TV, Serra não tem mais espaço para crescer e Russomano ainda se escora em sua popularidade conquistada pela presença diária na mídia, como apresentador de TV.

“O eleitor ainda não está ligado no processo eleitoral, isso só começa quando os candidatos puderem mostrar suas propostas no horário da televisão (a partir de 21 de agosto)”, disse Antonio Donato, coordenador do comitê de Fernando Haddad – que aparece com 9,5% das intenções de voto, segundo a pesquisa. Para ele, chama a atenção o alto índice de rejeição do candidato tucano mostrado pelo Datafolha (de 37%), o mais alto entre os concorrentes. “Serra é o mais conhecido pela população (a pesquisa apontou que 99% dos eleitores o conhecem). Ou seja, não tem mais novidade em sua candidatura”, continuou Donato.

Por usa vez, Russomano se beneficia do fato de ancorar um programa diário de defesa do consumidor na TV aberta, além de também carregar votos dos que rejeitam José Serra, segundo avaliação de Donato. “Quem não conhece o Haddad mas sabe que não votará no Serra declara sua simpatia pelo Russomano, mas isso também deverá mudar conforme avançar o horário eleitoral. Entre os que conhecem o Haddad ele já teria o voto de 12% do eleitorado”, avaliou, já citando números do Datafolha.

O PT paulistano conta ainda com a entrada em cena do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff na campanha, tanto para impulsionar o nome de Haddad junto ao eleitorado, como também para combater a esperada campanha negativa orquestrada por parte da grande mídia – tendo o julgamento dos réus no processo do chamado Mensalão à frente (no STF, a partir do início de agosto).

A  pesquisa deste sábado desconsidera a presença de Netinho de Paula (PCdoB), vice na chapa de Haddad, que antes de abrir mão de sua candidatura própria, chegou a aparecer com 13% das preferências eleitorais, no fim do ano passado.

Leia também

Últimas notícias