Militantes do PSDB contrariam ala do partido e convocam ato pelas prévias

Presidente da juventude tucana diz que fim da consulta a filiados na escolha do candidato em São Paulo significaria “perda de tempo muito grande”

Militantes consideram fim das prévias como “golpe” (Foto: reprodução)

São Paulo – Um grupo de militantes do PSDB divulgou nesta quinta-feira (16) convocatória para uma manifestação contra a possibilidade de cancelamento das prévias para escolher o candidato do partido nas eleições de São Paulo. O movimento é uma reação à iniciativa de grupos da legenda que passaram a defender a candidatura do ex-governador José Serra sem a consulta direta aos filiados. 

A manifestação ocorre um dia depois de os deputados do PSDB divulgarem uma nota, assinada pelo líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, Orlando Morando, apoiando a indicação do ex-governador José Serra e a não realização das prévias. O ex-presidente do partido em São Paulo, José Henrique Reis Lobo, foi outro que se mostrou contra ao processo de prévias.

O presidente da Juventude do PSDB, Paulo Mathias, falou com a Rede Brasil Atual e considerou um absurdo a nota idealizada por Morando em nome de todos os deputados estaduais. “Eu penso que aquilo foi uma iniciativa de algumas pessoas, mas não dos 22 deputados estaduais”, comentou. O presidente do diretório estadual, o também deputado Pedro Tobias, não assinou o comunicado coletivo, preferindo emitir uma nota em que declarava não abrir mão das prévias “enquanto houver mais de um postulante”.

Mathias fez coro aos militantes tucanos contra o que classifica como “golpe” e pregou união no partido. “Temos de pensar na unidade do partido. Nesse momento o processo de prévias tem que se realizar de qualquer jeito”, disse. Ele considera uma “perda de tempo muito grande” caso o processo democrático, marcado para 4 de março, seja de fato cancelado.

Os quatro pré-candidatos inscritos na disputa são Andrea Matarazzo, Bruno Covas, Ricardo Tripoli e José Aníbal. De acordo com Mathias, Matarazzo e Aníbal estão confirmados na manifestação desta quinta, na sede do partido, em São Paulo.

O presidente da juventude tucana informou que os pré-candidatos não demonstraram qualquer temor de serem “tratorados” por José Serra na indicação. “O processo está garantido, o que ocorre é saber a decisão do Serra. Acontecendo isso (as prévias), mostra que a militância teve a oportunidade de escolher. Depois, o candidato escolhido irá decidir se abre mão para a candidatura do Serra ou não”, explicou.

Ainda nesta quinta, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, manteve a cautela ao tratar sobre o assunto, afirmando que a candidatura de Serra ainda não está formalizada. Mesmo assim, sinalizou que pretende apoiar o ex-governador. “Todos os partidos gostariam de ter uma pessoa como o Serra com condições de participar das eleições”, disse.

Leia também

Últimas notícias