Raimundo Colombo assume o governo de Santa Catarina

O governador eleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo (Foto: Divulgação) Curitiba – Há 16 anos sem um representante no governo do estado de Santa Catarina, o DEM conseguiu eleger no […]

O governador eleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo (Foto: Divulgação)

Curitiba – Há 16 anos sem um representante no governo do estado de Santa Catarina, o DEM conseguiu eleger no primeiro turno o ex-senador Raimundo Colombo. A vitória surpreendeu inclusive o próprio candidato democrata, que admitiu que não acreditava sair vitorioso já neste domingo (3). Em entrevista à imprensa, o governador eleito disse que pretende fazer “um governo técnico”, mas que ainda não tem uma equipe montada.

Com 100% das urnas apuradas, Colombo totalizou 1.815.304 votos (52,72%). A candidata do PP, Angela Amin, somou 857.698 votos (24,91%) e Ideli Salvatti, do PT, totaliza 754.223 (21,90%).

Polêmica

Durante a campanha, Raimundo Colombo protagonizou o desentendimento provocado pela aliança estadual entre o DEM e o PMDB, que no nível nacional está coligado ao PT. Com oito anos de parceria no estado, o PMDB conseguiu invalidar o apoio aos petistas e indicar Eduardo Pinho Moreira a vice na chapa do democrata. O PMDB nacional tentou intervir, mas a aliança foi aceita pela Justiça, dividindo o partido. 

Colombo já informou que apoiará José Serra (PSDB) para presidente no segundo turno.

Senado

As duas vagas catarinenses ao Senado ficaram com os candidatos Luiz Henrique da Silveira (PMDB), com 1.784.019 votos até o momento (28,44%), e Paulo Bauer (PSDB), com 1.588.043 votos (25,32%).