Lula diz que políticas sociais vão ajudar a vencer a criminalidade no Rio

Presidente Lula durante entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR) Rio de Janeiro – O presidente da […]

Presidente Lula durante entrega de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Rio de Janeiro – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira (25) que é preciso trabalhar todo dia para que o Rio de Janeiro não apareça apenas nas páginas policiais e para que se crie uma ideia de que o estado não é apenas “de bandidos e traficantes”.

A afirmação foi feita durante a entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, para vítimas das chuvas de abril deste ano, no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade.

“É verdade que tem traficante e bandido aqui. Mas é verdade que tem em São Paulo, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Pernambuco, na Bahia, nos Estados Unidos, na Alemanha, na França, no Japão, na China. Mas nós temos que provar, todo santo dia, que a maioria do povo daqui vive do seu salário, do seu suor e do seu sangue”, afirmou.

Lula disse que o mais importante para combater a criminalidade é oferecer escolas, saúde, emprego e habitação “decente” para todos os moradores das comunidades carentes do Rio de Janeiro. “A coisa que mais vai ajudar para a gente vencer o narcotráfico e a bandidagem não é nem a polícia. A polícia é um componente importante. O que vai ajudar é quando todos eles perceberem que vão ter escola, saúde, lugar decente para morar e emprego. Aí não há bandido que consiga vencer a dignidade e a autoestima do povo do Rio de Janeiro”, afirmou.

O presidente voltou a elogiar o programa de unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que prevê o fim do controle armado ilegal em algumas favelas do Rio de Janeiro, por meio da presença policial permanente nesses locais.

Leia também

Últimas notícias