Dilma avança cinco pontos e chega a 58% dos votos válidos, diz Sensus

Diferença alcança 17 pontos percentuais, segundo levantamento divulgado nesta quarta

Vantagem de Dilma foi ampliada, segundo pesquisa (Fotos: Janine Morais/Agência Brasil e Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

São Paulo – Pesquisa do instituto Sensus divulgada nesta quarta-feira (27) mostra Dilma Rousseff (PT) à frente no segundo turno da disputa à Presidência da República. Ela aparece com 58,6% dos votos válidos, ante 41,4% do oposicionista José Serra (PSDB). A governista avançou cinco pontos percentuais, enquanto o tucano recuou cinco.

Na contagem de intenção de votos válidos são excluídos os brancos, nulos e indecisos. Considerando-se os votos totais, Dilma alcançou 51,9% e Serra, 36,7%. Planejam votar em branco ou anular 4,7%, enquanto 6,8% mostraram-se indecisos. Para a resposta espontânea, em que nenhum nome é apresentado aos entrevistados, a petista recebeu apoio de 50,4%, enquanto o tucano ficou com 35,7%.

Questionados sobre quem vai ganhar a eleição, independentemente do voto, 69,7% acreditam em uma vitória da petista, um salto de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Há 22,3% que creem que o postulante da oposição será o próximo presidente do país.

A pesquisa anterior registrava 53% a 47% para Dilma, entre os votos válidos. No total, a petista tinha 47%, ante 42% do tucano.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Sensus entrevistou 2 mil pessoas em 136 municípios dos dias 23 a 25, sob encomenda da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Trata-se da 108ª pesquisa realizada pela empresa para a entidade. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi realizado no dia 22 e tem número 37.609/2010.

Rejeição

O instituto Sensus questionou os entrevistados a respeito do limite de voto de cada postulante à Presidência. Declararam que não votariam em Serra 43%, um aumento de três pontos percentuais em relação à última semana. A parcela retoma os índices apresentados no final do primeiro turno, em meados de setembro. Atualmente, não escolheriam Dilma 32,5%, três pontos percentuais a menos do que antes.

A candidata governista é a única em que 48,9% afirmaram que votariam, enquanto 33,8% veem Serra como o único candidato em quem depositariam o sufrágio. O desconhecimento sobre ambos é mínimo, permanecendo em torno de 1,5%.

Maratona segue

A maratona de pesquisas de intenção de voto segue nesta quinta-feira (28), com divulgação dos resultados do Ibope. Nesta sexta (29), há previsão de divulgação de dados do Datafolha. Neste sábado (30), véspera da votação, pelo menos mais três levantamentos serão divulgados. Desde segunda, esta é a terceira pesquisa divulgada. Vox Populi, Datafolha e Sensus mostraram Dilma Rousseff na frente, com 12 a 17 pontos de vantagem.

 

Leia também

Últimas notícias