Desempenho ruim de Weslian Roriz rouba a cena no debate do DF

Candidata do PSC participa pela primeira vez de um debate, usa cola para perguntar e responder e vira hit na internet; militantes brigam em frente ao estúdio.

Militantes pró e contra Roriz entraram em choque antes do debate no DF (Foto: Alan Marques/Folhapress)

Rio de Janeiro – O último debate entre os concorrentes ao governo do Distrito Federal, realizado na noite de terça-feira (28) pela Rede Globo, foi o palco da estreia de Weslian Roriz (PSC), esposa de Joaquim Roriz, em debates eleitorais. Seu desempenho sofrível foi o destaque do programa.

Sem saber como lidar com a incapacidade da candidata de formular perguntas e responder às questões, Agnelo Queiroz (PT), Toninho do PSol e Eduardo Brandão (PV) também ficaram confusos. A inexperiência em política, no entanto, não impediu que Weslian virasse fenômeno na internet. Seu nome atingiu as lista dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter.

O debate começou com perguntas de temas sorteados entre os candidatos. Agnelo respondeu a Brandão sobre educação. Em seguida, Toninho falou sobre meio ambiente. Na vez de Toninho perguntar para Weslian, o tema foi habitação. A candidata buscou dados em suas anotações e deu uma resposta genérica, citando a criação de novas cidades por Joaquim Roriz. Na hora de perguntar, Weslian questionou Brandão sobre suas propostas para a saúde.

No segundo bloco, o debate saiu do script definitivamente. Agnelo perguntou a Weslian sobre políticas para o transporte público. Weslian usou seu tempo de resposta para criticar a moral do PT, declarar-se católica e perguntar a Agnelo sobre o aborto, sem tocar no assunto do transporte. Confuso, Agnelo não conseguiu articular uma resposta convincente.

Para tentar corrigir a falha no confronto com Weslian, no terceiro bloco Agnelo usou parte do tempo de resposta à pergunta de Toninho sobre habitação para discursar sobre o aborto. Declarou-se contra a prática e disse ter ótima relação com a Igreja Católica.

Em seguida, Eduardo Brandão perguntou a Weslian sobre controle da máquina pública. Na resposta, Weslian disse que “crê” que não haverá irregularidades em seu governo, que teve bons princípios morais em sua educação que fará um “governo com Deus”, sem mácula. Na réplica, Brandão pressionou a candidata pela primeira vez.

Disse acreditar nos princípios de Weslian, mas que ela não conseguiria mantê-los na administração pública, já que seu marido não conseguiu. Na tréplica, a candidata afirmou que não pode se responsabilizar pela desonestidade dos outros.

Na sua vez de perguntar, Weslian se atrapalhou novamente. O tema sorteado foi gestão pública, mas ela perguntou para Toninho sobre emprego. O candidato questionou a validade da pergunta e a candidata conseguiu achar em suas anotações uma pergunta sobre o tema pedido.

No quarto bloco, Weslian teve mais um desempenho singular. Ela perguntou a Toninho sobre o que ele achava do fato de ela ter substituído o marido na disputa ao governo, lembrando que ele (Toninho) é casado com Maninha, candidata ao cargo de deputada distrital. O candidato do Psol afirmou que não vê problemas no fato de mulheres de políticos se lançarem candidatas, desde que a Justiça Eleitoral não veja problemas nisso.

No bloco final, um pouco mais à vontade, Weslian pediu votos para os candidatos a deputado de seu partido e firmou que, se for eleita, será ela que comandará o governo, mas que Joaquim Roriz a ajudaria.

Confronto

Antes do debate, militantes das candidaturas de Weslian Roriz e Agnelo Queiroz entraram em confronto na entrada do estúdio. Os militantes utilizaram os cabos das bandeiras, pedras e latas de bebidas para trocar agressões. No momento do confronto, não havia separação entre as “torcidas” dos candidatos.

Na briga, um policial militar, um cinegrafista, um fotógrafo e um militante ficaram feridos. Alguns foram atendidos por uma ambulância que estava na área interna da TV Globo. Outros foram levados para hospitais em Brasília. As informações são do G1.