Deputado lerá relatório que defende de impeachment de Arruda

Brasília – O deputado distrital Chico Leite (PT) fará nesta terça-feira (2) a leitura do relatório sobre a cassação do governador licenciado e preso do Distrito Federal, José Roberto Arruda […]

Brasília – O deputado distrital Chico Leite (PT) fará nesta terça-feira (2) a leitura do relatório sobre a cassação do governador licenciado e preso do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). Na semana passada, o relatório – que defende o impeachment de Arruda – foi aprovado pela comissão especial criada para analisar o caso e, agora, precisa ser analisado em plenário.

Para o relatório ser aprovado, é preciso maioria dos votos em plenário, o que vai resultar numa situação inusitada na Câmara: oito deputados suplentes terão de tomar posse para participar do processo, pois os titulares do mandato estão proibidos por ordem judicial de participarem da votação porque são citados nas investigações.

Chico Leite pede o impeachment do governador Arruda por três crimes de responsabilidade: contra o livre exercício dos poderes, contra a probidade na administração pública e contra o legal emprego do dinheiro público.

Regimentalmente, depois da leitura do relatório, os deputados tem 48 horas para fazer a votação, o que deve acontecer apenas quinta-feira (4). No mesmo dia, o Supremo Tribunal Federal julga o habeas corpus de Arruda. Preso desde o dia 11, o governador licenciado do DF é acusado de chantagear uma testemunha para que prestasse depoimento em seu favor na Polícia Federal.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias