Novo governo do Paraguai decide expulsar embaixador da Venezuela

Governo de Hugo Chávez afirma que decisão foi tomada com base em vídeo manipulado pelo Senado de Assunção para tentar montar cenário de interferência externa no impeachment de Lugo

São Paulo – O novo governo do Paraguai anunciou hoje (4) a decisão de expulsar do país o embaixador da Venezuela e de retirar de Caracas sua representação diplomática. A medida foi tomada com base em um vídeo que mostraria o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, encontrando-se com militares paraguaios na tentativa de evitar o impeachment-relâmpago contra o presidente constitucional Fernando Lugo.

Em nota, o Ministério de Relações Exteriores afirmou haver “graves evidências de intervenções”, o que forçou ainda a declarar persona non grata o embaixador José Javier Arrúe De Pablo. Como De Pablo já não está no país por conta de decisão do presidente Hugo Chávez de convocá-lo após a decisão do Congresso contra Lugo, não foi necessário estabelecer um prazo para que deixe o país.

Na versão venezuelana, o vídeo que serviu de base para a decisão foi manipulado. Os meios de comunicação paraguaios teriam mostrado como secreto um encontro no qual Maduro discutiu a questão com militares de Assunção. Mas, segundo o governo de Chávez, trata-se de uma conversa ocorrida minutos antes de uma reunião da União de Nações Sul-americanas (Unasul).