Europa

Grécia vai voltar a crescer em 2014 após sete anos de recessão, diz governo

Vice-ministro de Finanças também prevê redução de 0,1 ponto percentual no índice de desemprego

Orestis Panagiotou/EFE

Staikouras diz que o aumento de exportações e de investimentos garantirá expansão

São Paulo – O vice-ministro das Finanças da Grécia, Christos Staikouras, afirmou hoje (7), durante a apresentação do projeto de orçamento para o país, que a economia grega irá crescer em 2014 – pela primeira vez desde 2007. De acordo com ele, o governo projeta um crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) de 0,6% no ano que vem, causado pelo aumento de exportações e investimentos.

A previsão de Staikouras também aponta uma leve redução no índice de desemprego, que deve cair de 27% neste ano para 26% em 2014.

A economia grega já teve uma retração de 25% nos últimos sete anos, e deve cair mais uma vez em 2013 – cerca de 4%. Mesmo assim, o vice-ministro afirmou que o país deve alcançar um superávit primário (economia feita para o pagamento de juros) de cerca de € 340 milhões já neste ano. Em 2014, esse montante deve subir para € 2,8 bilhões.

“Este projeto de orçamento é o primeiro indicativo de que a Grécia está no caminho para sair da crise”, afirmou Staikouras. Com o superávit primário, o país consegue passar mais segurança a operadores de crédito de que tem condições de honrar com sua dívida externa.