Chile não está passando por crise de desabastecimento, diz Bachelet

Bachelet visitou oficinas do programa habitacional de emergência “Um Teto para o Chile” A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou nesta quarta-feira(3) que não há crise de desabastecimento de alimentos […]

Bachelet visitou oficinas do programa habitacional de emergência “Um Teto para o Chile”

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou nesta quarta-feira(3) que não há crise de desabastecimento de alimentos ou de combustíveis no país por causa dos terremotos do último sábado. Segundo ela, há alimentos e combustíveis suficientes e a população precisa ter tranquilidade nos lugares onde haverá distribuição de alimentos.

De acordo com informações da BBC Brasil, a presidente chilena disse ainda que pediu aos empresários que mantenham os empregos para que o drama causado pelos terremotos à população não fique pior por causa da desocupação. 

Quase 800 pessoas morreram após o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o país no sábado.

Michele Bachelet disse ainda que a meta do governo é atender primeiro as situações de emergência e depois fazer a reconstrução das áreas afetadas.

Ela disse ainda que o serviço de energia elétrica já está sendo restabelecido nas regiões de Maule e Bío-Bío. Contudo, o porto de Tacahuano está paralisado e o desastre afetou setores da economia como agricultura, pesca e fábricas de celulose.

Ela afirmou ainda que o país estava passando por um forte desenvolvimento antes do terremoto e estava sendo elogiado pela redução da pobreza, apesar de ter ampliado a desigualdade entre os que ganham mais e os que ganham menos.

O Chile foi o primeiro país da América do Sul a entrar para a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.

Fonte: Agência Brasil